sábado, 19 de janeiro de 2013

Quem vem para o jantar? #17

"Quem vem para o jantar?" é a coluna mensal do Além da Contracapa em que um jantar fictício se torna a ocasião em que personagens e autores interagem em encontros inusitados. 

O jantar desse mês não foi exatamente um jantar. Foi um encontro informal ao final da tarde, embaixo das árvores da praça. Cachorros corriam e crianças brincavam enquanto minhas convidadas conversam e tomavam chimarrão. São elas as escritoras gaúchas Martha Medeiros e Letícia Wierzchowski.

Martha Medeiros começou escrevendo poesia, antes de escrever as crônicas pelas quais é mais conhecida. Seu estilo leve, bem humorado e inteligente lhe renderam leitores que acompanham seus textos nos jornais e devoram seus livros – muitos deles adaptados com sucesso para o teatro, o cinema e a TV.

E foi assim que a conversa começou.

Assim como Martha, Letícia também já teve sua obra adaptada para a televisão. Seu romance “A Casa das Sete Mulheres” foi uma série de grande sucesso. O livro - que conta a história das mulheres da família de Bento Gonçalves - é, ainda hoje, a obra pela qual a autora é mais conhecida e ganhou uma continuação “Um Farol no Pampa”. É por isso que muitos podem se surpreender ao descobrir que Letícia Wierzchowski tem outra faceta bem diferente: além de romances, a autora também escreve livros infantis e tem ainda no currículo um livro (eu@teamo.com.br) de pequenas mensagens que co-assina com seu marido, Marcelo Pires.

 As duas, então, recordaram os velhos tempos:

- Você se lembra que foi através de você que conheci Marcelo? – perguntou Letícia. 
- Foi mesmo – concordou Martha, que não pensava naquilo em muito tempo – Recomendei a ele, que já era meu amigo, a leitura de seu primeiro livro e então vocês começaram a se corresponder. Jamais iria imaginar que acabariam se casando. 
Sorrindo, Letícia respondeu: 
- Veja só como são as coisas.

Eu, que nunca aprendi a gostar de chimarrão, apenas desfrutei da companhia das minhas convidadas. A conversa foi ótima e a tarde, muito agradável.

8 comentários:

Mai disse...

Amo a Martha e (quase) tudo que ela escreve. É uma mulher muito inteligente e engraçada. Agora, a Letícia eu não conhecia, apesar de amar livros infantis.

Aione Simões disse...

Adorei, Mari!
Só li Divã da Martha, além de alguns outros textos, e já me encantei, querendo ler tudo que puder dela.
As obras da Letícia ainda não li, mas tenho curiosidade também. Achei muito legal o diálogo!
Beijão!

Daiane Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acredita que nunca li nada de nenhuma das duas autoras? :x Shame!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br

Alessandra Helena disse...

Chimarrãoo, delícia! Ok, desconfie já que sou gaúcha hsuahsua
Martha Medeiros escreve muito bem! Tem vários livros dela aqui em casa, e são uma delícia para ler! A Letícia eu não li nada, mas tem o DVD A Casa das Sete Mulheres! Acho essa série maravilhosa!!

Beijoos
Ale
Introducing you a Book
http://www.introducingyouabook.com/

Nardonio disse...

Deve ter sido uma tarde super agradável mesmo. Confesso que não conheço muito sobre as autoras, mas o currículo delas é de respeito.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Daiane Carvalho disse...

Fiquei na curiosidade... ainda não li nada de nenhuma das duas, mas já conhecia a Martha.

GFC - Daiane Carvalho

Virginia Barbosa disse...

Ainda não li nada dessas duas autoras mas fiquei com muita vontade de conhecer seus trabalhos.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger