terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Retrospectiva Literária 2012: Lista do Alê

Antes que se encerrasse o ano, pretendíamos ter feito uma semana com posts especiais, elegendo as nossas melhores leituras, assim como os livros mais desejados para este novo ano. Em virtude de alguns imprevistos, isto não foi possível, de modo que dedicaremos esta semana a Retrospectiva Literária 2012 e a Expectativa Literária 2013


Em quinto lugar: Razão e Sensibilidade, de Jane Austen.

O que sempre me impressiona nos livros de Austen é a profundidade de sua narrativa. Está narrativa, quando associada ao uso de palavras consideradas rebuscadas, dão um tom poético a obra que acho fascinante. Razão e Sensibilidade, sem dúvida, reúne o melhor de Austen: além da narrativa deliciosa, somos apresentados a personagens cativantes e a estórias de amor críveis.




Em quarto lugar: O Tigre de Sharpe, de Bernard Cornwell.

O autor tem um talento nato para mesclar ficção e realidade, e criou um dos melhores romances históricos que já li. Richard Sharpe, soldado com personalidade e carisma de sobra, é um personagem que sabe protagonizar. Esteja preparado para uma estória de tirar o fôlego e uma narrativa envolvente, que fazem com que o livro seja “devorado”. 



Em terceiro lugar: O Poder e a Lei, de Michael Connelly.

Evidentemente, meu autor preferido não poderia faltar na lista de melhores do ano. Em O Poder e a Lei, Connelly mostra toda a sua genialidade, construindo um thriller jurídico viciante e repleto de adrenalina. O livro é tudo o que um fã do gênero policial pode esperar: estória verossímil, reviravoltas imprevisíveis, trama sem pontas soltas e final satisfatório. 



Em segundo lugar: A Culpa é das Estrelas, de John Green.

Um livro que tinha tudo para ser melodramático, sentimentalista e repleto de clichês, mas que, surpreendentemente, não foi. A estória de Hazel  uma adolescente com câncer terminal — é doce, engraçada, filosófica, romântica e simplesmente inesquecível. Faço minhas, as palavras de Markus Zusak: “Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais”


Em primeiro lugar: Sob a Redoma, de Stephen King (resenha em breve).

Primeiramente, sinto-me obrigado a reconhecer que é impossível resumir uma obra tão complexa em poucas linhas. Uma premissa simples, mas que suscita uma questão de profundidade espantosa: em uma sociedade em que os limites são paulatinamente quebrados, o que pode acontecer? King responde a questão narrando sobre como a vida de pessoas comuns que vivem em uma cidade comum, é impactada quando o inimaginável ocorre. Personagens críveis, trama magistral e narrativa envolvente fazem de Sob a Redoma não apenas o melhor livro de 2012, mas um dos melhores livros que já li.  





E quanto a você, caro leitor, quais foram os melhores livros lidos no ano de 2012? Não deixe de nos contar.


10 comentários:

Aione Simões disse...

Oi Alê!
Adorei suas escolhas!
Razão e Sensibilidade é mesmo incrível como todas as obras de Austen. Não é meu favorito dela porque não gosto muito do final de Marianne.
Li A Culpa É Das Estrelas semana passada e me encantei. O livro é lindo!
Dos demais, fiquei bem curiosa por O Poder e a Lei!
Beijos!

Unknown disse...

Alê,
Eu tô LOUCA para ler Sob a Redoma, vou tentar ler este mês. Acho o Stephe King um dos melhores autores de todos os tempo e, claro, um dos Top 5 melhores da atualidade. O cara é um gênio e consegue envolver de uma maneira incrível.
Só li um livro do Michael Connelly e gostei. Esse que você colocou eu só vi o filme mesmo, mas não curti tanto assim. Apesar de já ter visto você comentando que o filme não foi tão bom mesmo.
Também gostei muito de Razão e Sensibilidade quando o li.
Beijos!!

Schirley Paez disse...

Adorei as escolhas, estou louca pra ler Sob a redoma! Já estou seguindo aqui ;)
Estou começando um blog também, se quiser dar uma forcinha e seguir o blog eu agradeço *-*
Passa lá http://coisasdaschirley.blogspot.com.br/
Beijo!

Virginia Barbosa disse...

Em 2012 eu também li Razão e sensibilidade e o livro A culpa é das estrelas. O melhor livro que li em 2012 foi O temor do sábio.

Daiane Carvalho disse...

Estou LOUQUÍSSIMA para ler Sob a Redoma, do Stephen. Mas, tem muita coisa pra ler antes e vamos combinar, ele não é nem um pouco pequeno, muito pelo contrario ;/
GFC - Daiane Carvalho

Beijos, Dai :*

Gênesis 4:7 disse...

Dentre todos estes livros, me interessei em ler "O Tigre de Sharpe", pelo pouco que li aqui, parece ser envolvente, sabe?! ^^

Abrçssssss

barbara disse...

de todos esses posso fala de ''sob redoma'' muito interessante

Cissa Martins disse...

A sua lista está bem legal, eu gostaria de ler 'Sob a Redoma' que eu já vi bons comentários a respeito; O meu top cinco de 2012 seria assim: 1- Jogos Vorazes; 2 - Em chamas; 3 - Um dia (quando eu acabei de ler eu simplesmente deitei no chão e chorei porque para mim foi como perder dois grandes melhores amigos, eu pensei ‘preciso ler esse livro mais umas quinhentas vezes’ ; - A culpa é das estrelas; - A esperança (é claro que eu adorei muito, muito mesmo a trilogia jogos vorazes, por isso os três livros tiveram espaço garantido na minha lista… li outros livros muito bons durante o ano, como a série fallen, mas sabe quando a gente fica viciado em alguma coisa e você não se imagina viver sem isso? então. foi assim que aconteceucom THG.)
Cissa Martins

Unknown disse...

Quero ler A culpa é das estrelas q vi otimos comentários. Os que mais gostei esse ano foram os das series Senhores Do Submundo e IAN !!!

Nardonio disse...

Achei sua lista muito legal. Uma pena que não tenha lido nenhum desses. Meu top 5 de 2012 foi:

1 - Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
2 - O Céu Está Caindo / Conte-me Seus Sonhos - Sidney Sheldon
3 - Delírio - Lauren Oliver
4 - A Farsa - Christopher Reich
5 - Para Sempre Ana - Sérgio Carmach

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger