quinta-feira, 7 de março de 2013

RESENHA: Em Chamas

Antes de começar, advirto: esta resenha contém spoilers de Jogos Vorazes! Se você não leu o primeiro volume da série, aconselho que não leia a resenha de Em Chamas. Pelo mesmo motivo, também lhe aconselho a não ler a sinopse do livro da edição brasileira.

Minha estória com a saga Jogos Vorazes pode ser definida como "peculiar". A premissa nunca me chamou a atenção, mas inúmeros elogios despertaram levemente minha curiosidade. Mas, por outro lado, esta quantidade de comentários positivos também me deixou com um pé atrás, e fiquei um tanto desconfiado com a série. Foi neste estado de espírito que li Jogos Vorazes e devo dizer que achei o livro "bonzinho" e nada além disto.

Apenas li Em Chamas porque queria ler um livro em inglês, mas que fosse de fácil compreensão, e assim já aproveitava para saber se valia a pena continuar a ler a série. E eis que Suzanne Collins me surpreendeu.

Contra todas as probabilidades, Katniss Everdeen e Peeta Mellark sobreviveram a 74ª edição dos Jogos Vorazes, porém, quando desafiaram as regras e obrigaram os Idealizadores dos Jogos a manterem ambos vivos, não tinham noção das conseqüências desta ação. Agora, a única defesa que eles têm para continuarem vivos é manter a máscara de casal apaixonado e fazer o impossível para que toda Panem acredite nesta estória.

Sinto-me obrigado a admitir que a personalidade forte de Katniss somada aos seus hormônios de adolescente me irritam bastante (e sua inconstância amorosa  também), mas, mesmo sem morrer de amores pela protagonista, a narrativa em primeira pessoa funciona muito bem. Além disso, a evolução de todos os personagens é palpável e não soa forçada em momento algum.

Uma das minhas maiores queixas quanto a Jogos Vorazes foi sua previsibilidade. Nada, absolutamente nada, me surpreendeu. Mesmo os trechos visivelmente escritos para surpreender o leitor e fazê-lo continuar a leitura não funcionaram comigo. Todavia, Em Chamas teve um salto de qualidade gigantesco neste quesito, sendo que vários capítulos me deixaram sem ar e me obrigavam a ler o capítulo seguinte. Por sua vez, os últimos capítulos reúnem uma carga absurda de suspense e adrenalina, que culminam em um final inesperado.

Desse modo, conclui que o primeiro volume da saga constitui uma introdução ao mundo criado por Collins, sendo que apenas no segundo livro é que a estória da série é desenvolvida de fato. A premissa, que no primeiro livro parecia ser tão simplória, cresce em complexidade e ganha novos contornos.

E foi assim que Suzanne Collins ganhou meu respeito. Encerrei a leitura de Jogos Vorazes sem boas impressões, sendo que ao terminar de ler Em Chamas pensei: “Céus! Vou ter que comprar o terceiro livro amanhã.”

Dados da edição brasileira
Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
N.º de páginas: 416
Editora: Rocco

17 comentários:

MsBrown disse...

Interessante sua resenha, mas devo dizer que minhas impressões sobre os livros foram diferentes da sua. Primeiro, quando li Jogos Vorazes, o achei um livro tão bom! Fiquei algum tempo com a história na cabeça, sem poder ler o próximo porque ainda estava digerindo o que tinha acontecido. E quando li o segundo, tudo o que eu pensava sobre a escrita, os personagens, se intensificou, me fazendo ler o terceiro e ainda colocar essa série como uma das melhores que já li!

Ana Paula Barreto disse...

Eu só vi o filme, então não tenho como concordar ou não com sua opinião a respeito do primeiro livro. Mas fiquei feliz em saber que o segundo volume é muito melhor. Acho que quando uma série dá saltos de qualidade de um volume para o outro, é bom sinal. Sinal de que o autor está imergindo mesmo na história, aperfeiçoando sua técnica e personagens.
Ainda vou ler os livros!!
bjs

Manuh H. disse...

Não li, mas meu filho assistiu ao filme e ficou fã.
Não é exatamente o que gosto de ler, acho o assunto um tanto macabro.
Vejo sua resenha como uma forte ajuda a quem, como vc, inicialmente ficou desapontado com o primeiro livro. Que alívio saber que a história engrena de vez nesta edição, que vale a pena o investimento e mais: deixa um gostinho de quero mais pra próxima leitura!
Gostaria que meu filho tomasse gosto pela leitura... quem sabe 'Em chamas' conquista a atenção dele?

GFC: Manu Hitz
Ps: estou sempre esquecendo este bendito GFC ao final do comentário... é mesmo necessário? Quem não colocar vai ser excluído do top?

Manuela Cerqueira disse...

Bom... não posso comentar sobre o livro nem sobre o filme pois ainda não li nadinha da série.
Mais todo mundo que leu entre as pessoas que conheço gostaram muito do livro... Mas nunca me animei de ler, acho que também é porque não fazem muito meu estilo de leitura.


GFC : Manuela Cerqueira

Aione Simões disse...

Oi Alê!
Nossas experiências com as leituras dos dois primeiros livros foram praticamente opostas, ainda que eu concorde com você sobre o primeiro livro ser introdutório e de ter terminado Em Chamas pensando "preciso hoje do próximo".
De qualquer forma, adoro a Katniss e Jogos Vorazes ainda é meu favorito da trilogia por causa do impacto que me causou quando li. Diferentemente de você, eu me surpreendi praticamente em cada página, e acabei achando Em Chamas mais lento, ainda que não de qualidade inferior.
Acho que você vai gostar de A Esperança! Não é meu favorito, mas, em minha opinião, é o melhor da trilogia!
Fico feliz que Em Chamas tenha mudado sua opinião sobre a série, eu realmente a acho fantástica!
Beijão!

Cristiane Dornelas disse...

Esse foi o melhor dos livros. Quase tive um treco lendo, super rápido, ritmo alucinante, história sensacional! Dos três livros foi o que li com mais vontade mesmo. O final não foi tão perfeito quanto esse.

cristiane dornelas

Anônimo disse...

Não li a resenha por causa dos spoilers.
Eu tb não li o primeiro livro, mas assisti ao filme no cinema e sai de lá encantada. Entrei na sala de cinema sem saber o que esperar e acabei me deparando com uma estória emocionante, cheia de aventuras e com uma pitada de romance.
Adorei, e estou louca para ver Em Chamas no cinema ;D

Anônimo disse...

Alê, não li sua resenha de Jogos Vorazes (e minha internet está tão ruim que nem vou ousar clicar no link dela :s), mas deu pra perceber que você não era fã da série. vi pouquíssimas pessoas que leram e não se apaixonaram e a visão mais "critica" - negativa mesmo - me deixou mais empolgada pra ler a trilogia, afinal de contas não tem 100% de aprovação, me sinto mais tranquila (loucura? um pouco talvez, mas quando 100/100 pessoas elogiam também fico com um pé atrás).
Que bom que você gostou tanto assim de Em Chamas, principalmente: que bom que basicamente tudo evolui! Não vejo a hora de ler a série, quero loooogo.

Gislaine Alves,
http://jeito-inedito.blogspot.com

Paloma Viricio disse...

Olá flor! Gostei da sua resenha, mas confesso que li ela superficialmente porque desejo ler os livros ainda. Mas...gostei muito e estou ansiosa.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

Unknown disse...

Já li vários comentários positivos dessa série.
Particularmente ainda não me decidi em lê-la, a princípio por ainda não ter lido nenhuma distopia, estou um pouco resistente a essa temática. Quem sabe um dia...

GFC: Gladys.

Ana Paula Barreto disse...

Estou esquecendo de colocar o nome de seguidora em todos os comentários dos posts. Que cabeça ruim. Me desculpa.
Comentário está aí em cima.
GFC: Ana Paula Barreto

Unknown disse...

Ainda não li Jogos Vorazes, mais to louca para ler!
Em Chamas parece ser bem legal, super ansiosa par começar a ler a serie!

cath´s m. disse...

Você é a primeira pessoa que conheço que não adora Jogos Vorazes.
A inconstancia de Katniss em Peeta x Gale também me irritava um pouco, mas isso acontece com todos os triangulos amorosos que leio. rsrs...
Eu concordo em discordar de você na maioria das coisas. kk...

cath´s_m

Unknown disse...

Sinceridade: eu li somente alguns trechos da resenha, pois eu tenho a esperança de ler essa trilogia este ano. Tenho uma imensa curiosidade com esses livros, e mean que capa linda é essa *0*

Unknown disse...

Ainda não li Jogos Vorazes, mas tenho muita vontade.
Pretendo ler a trilogia antes de lançar o filme Em Chamas.

Andreza Galvão disse...

Ainda tenho minhas dúvidas se posso gostar ou não da saga! Acho que ainda estou me acostumando ao gênero! ;)

GFC: Andreza Galvão

Nardonio disse...

Que bom que você se rendeu a essa trilogia, Alê!!!!
Adorei "Jogos Vorazes" (tanto o livro, quanto o filme), e de acordo com as resenhas e comentários que tenho lido de "Em Chamas" e "A Esperança", tenho certeza que vou gostar deles também.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger