sábado, 29 de junho de 2013

221 Baker Street: a casa de Sherlock Holmes

Quando fiz meu intercâmbio, além de aprender inglês, também tive a oportunidade de viajar para algumas cidades. E é claro que como um bom bookaholic, não poderia deixar de conferir a história por trás de alguns livros. Na coluna Viagem Literária, compartilho com vocês as experiências mais marcantes que tive. 

Ir para Londres e não visitar o endereço mais famoso da literatura é uma heresia. Elementar meu caro amigo, estou me referindo a 221 Baker Street, o lar do detetive Sherlock Holmes e de seu fiel ajudante, John Watson.

The Sherlock Holmes Museum

Atualmente, a casa localizada em 221 Baker Street abriga o The Sherlock Holmes Museum. E saindo da estação de metrô de Baker Street já encontramos uma homenagem a um dos detetives mais célebres da literatura: uma estátua de Sherlock, inaugurada no ano de 1999, com o objetivo de comemorar os cento e cinquenta anos do personagem.

Sherlock Holmes Museum Baker Street

O museu, aberto ao público desde 1990, inspirou-se nas descrições dos livros para montar a casa onde os personagens viviam. O primeiro andar, mais conhecido como apartamento 221 B, é onde está o quarto de Sherlock, assim como o estúdio que divide com Watson. Os demais andares são dedicados a exposição de estátuas de cera dos principais personagens e outros objetos relacionados.

Não tenho como dizer se a reconstrução do apartamento de Sherlock foi bem feita, visto que não li todos os livros do detetive, e tampouco lembro das descrições de 221B. Porém, uma coisa é certa: o local combina com o personagem. Toda a sua personalidade e excentricidade parecem ter se personalizado nas mobílias e na decoração do ambiente.

Sherlock Holmes Museum

Quanto a exposição, admito que se você leu poucos livros, não haverá nada de muito interessante. Isso por que você não entenderá as referências dos livros, de modo que os itens em exibição não farão muito sentindo. Porém, se você é fã de carteirinha do detetive a visita é parada obrigatória.

Sherlock Holmes Museum

Sobre a viagem

Como já falei de Londres em uma edição anterior desta coluna, não irei falar sobre como foi minha viagem pela cidade. Porém, se você quiser saber mais sobre Londres, não deixe de conferir a Viagem Literária # 03, na qual falo sobre a peça de teatro "The Mousetrap" e sobre tudo o que a cidade tem a oferecer.

Na próxima e última Viagem Literária retornaremos a Edimburgo. Clique aqui agora para descobrir de quais autores falamos dessa vez. 

12 comentários:

Nardonio disse...

Que legal!!!! Os fã devem ficar loucos pra ter a oportunidade de entrar nesse museu. Imagina você entrar no cenário que tantas vezes você leu. Deve ser uma sensação sem limite.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Divulgação: https://twitter.com/_Dom_Dom/status/350824506815819778

MsBrown disse...

Nossa, isso é muito legal! Eu queria ter ido lá ver tudo isso que você viu. E sim, é parada obrigatória para os fãs que vão a Londres. Ótima coluna!

Rossana Batista disse...

Eii, esse homem de preto na foto é estátua??? o.O
Um dia ainda irei nesse museu!

Roberta Moraes disse...

Que casa mais charmosa! Queria morar numa desses e de quebra com o Sherlock, hahaha.
Ansiosa para o próximo Viagem Literária :D

Gabriela CZ disse...

Que legal! Pretendo em um futuro próximo ler todos os livros de Sherlock. E o museu parece bem interessante mesmo.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Vânia Gama disse...

Quando eu for pra Londres, com certeza vai ser um dos primeiros lugares que eu vou visitar!!
AMO todas as histórias do Sherlock! É com certeza uma das minhas séries favoritas!!
Super amei esse post!
beijos

Unknown disse...

AAH lindo lindo lindo *--------* Preciso falar que adorei esse lugar ? *-* tão lindinho.

https://twitter.com/jessikalisboa_/status/351340373039263745

Cristiane Dornelas disse...

Ahhh que demais! Eu babo numa coisa dessas, sonho!!! Se tem uma coisa que vale a pena sonhar é em ir pra esse lugar lindo! Ai que fofo *-*
cristiane dornelas

Naty disse...

Ahhh eu quero visitar esse museu desde que me entendo como leitora.
Achei tudo perfeito, só o Professor Moriarty que imagino que não é tão careca rsrs

https://twitter.com/NatyIC/status/351405971081396224

Aione Simões disse...

Oi Alê!
Eu li pouco sobre Sherlock, mas eu adoro tanto o personagem quanto suas histórias.
Como você, provavelmente eu não poderia dizer nada sobre a reprodução da casa ser ou não compatível com a criado pelo autor, mas eu acho que, independentemente de ser ou não fã, é uma visita mais do que interessante e eu certamente a faria!
Estou adorando esses posts, parabéns!
Beijos!

Divulgação https://twitter.com/mi_simoes/status/351415639015038976

Amanda Péres disse...

Nunca li anda de Sherlock Holmes, mas esse luga deve ser um sonho pra quem é fã!
Eu ficaria imensamente feliz apenas de ir à Bienal do Rio. haha

Ju disse...

OMG!!!!! *-* Eu quero muito conhecer o museu!!!! Li poucos livros do Holmes, rs, mas isso não me impediu de virar mega fã!!!!

Ju
Entre Palcos e Livros

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger