sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RESENHA: Olho por olho

“E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos.” (HAN; VIVIAN, pag. 122, 2013)

Tenho atração instantânea por qualquer história que envolva vingança. Três meninas adolescentes é um grupo tão bom como qualquer outro para viver uma jornada que tem como objetivo destruir inimigos. Pensando bem, com todas as intrigas e fofocas que passeiam pelos corredores de uma escola, é um grupo com muita munição para isso. Foi tendo isso em mente que decidi dar uma chance a “Olho por Olho”. 

Mary, Kat e Lilia estão no ensino médio e em seus dezesseis anos já se depararam com situações que as fizeram sentir ódio profundo. Mary foi atormentada por um rapaz e por pouco não teve sua vida completamente destruída. Lilia se deixou envolver com a pessoa errada e agora teme que sua irmã passe pelo mesmo evento traumático que ela passou. Kat foi desprezada por uma amiga e está cansada de assistir a outra conseguir tudo o que quer. Agora as três vão se unir para ensinar uma lição e corrigir as injustiças pelas quais passaram. Elas acreditam que tem tudo previsto, mas algumas coisas podem fugir do seu controle.

As autoras acertam na criação das personagens. Embora Kat, Mary e Lilia não apresentem nada de inédito em suas personalidades ou em seus conflitos, isso funciona a favor da trama. Qualquer um que já esteve no ensino médio conheceu meninas como elas e como os personagens alvo de sua vingança (quem nunca conheceu uma menina popular e detestável como Rennie?), o que ajuda a criar uma sensação de familiaridade e, consequentemente, empatia.

Também trabalha a favor da trama o fato de as autoras não terem exagerado nas motivações das personagens ou nas vinganças planejadas por elas. Não são planos maquiavélicos. São apenas acontecimentos que afetarão as pessoas que as magoaram (como fazer o rapaz deixar de ser atraente para as garotas ou impedir que a menina seja coroada rainha do baile). Sofrimentos adolescentes, recursos adolescentes e objetivos adolescentes, porque essa pode ser sim uma história de vingança, mas se passa em uma escola de ensino médio e não na Sicília entre famílias da máfia.

Intercalando passado e presente, as autoras mantém o suspense que leva o leitor a descobrir aos poucos o que aconteceu com as protagonistas e porque esses eventos as afetaram de tal forma.

Embora não possa dizer que fiquei fissurada pela leitura, não aponto nela sérios defeitos. No geral, “Olho por Olho” é uma leitura despretensiosa e descompromissada, cuja única intenção é entreter. O único aspecto que realmente me desagradou foi o evento a la “Carrie, a estranha” (não entrarei em detalhes para evitar spoilers). Na minha opinião, foi algo que destoou do tom que o livro, sendo impossível não associar ao clássico de Stephen King.

“Olho por Olho” é o primeiro livro de uma trilogia cujo segundo livro, “Dente por Dente” será lançado em breve pela Editora Novo Conceito.

Título: Olho por Olho (exemplar cedido pela Editora Novo Conceito) 
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian 
Nº de páginas: 319 
Editora: Novo Conceito

24 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

O livro parece bem escrito e com seus atrativos, mas confesso que não estou super empolgada para ler. Ao contrário de você, eu detesto histórias fundamentadas em um desejo de vingança. O ponto positivo e que pode me fazer ler a história é o mistério sendo revelado progressivamente. Isto é legal!
Quem sabe! rs
bjs
GFC: Ana Paula Barreto

Gabriela CZ disse...

Não tinha muito interesse por esse livro, mas você me fez pensar um pouco mais na ideia. ^^

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

GFC: Gabriela Cerutti Zimmermann

Unknown disse...

Adorei ! desde o lançamento quero esse livro, mas ainda não chegou nas livrarias aqui...
Beijos, Thaynara
livroscombolinhos.blogspot.com

GFC: Thaynara Koti

Elizabeth disse...

Fiquei interessada por este tema tão interessante. Vingança, quem não gostaria de se vingar de alguém. Eu mesma tenho uns dois ou três que gostaria de acertar contas. Mas como não vou ter coragem pra tanto, vou ler e saber qual fim elas deram na vingança delas. Beijos.

Vanilda disse...

Não tinha muita ideia do que se tratava o livro, nem sabia que tinha esse tom focado em vingança. Gostei da sinopse e concordo com sua resenha, pois acho que é uma história mais para entreter mesmo, sem grandes compromissos. Fiquei curiosa com essa parte "à la Stephen King".

GFC: Vanilda Procopio
Comentarista: Vanilda

Nardonio disse...

Eu também adoro essas tramas com vinganças. O legal desse livro é que como trata-se de um ambiente adolescente, tudo continuou nessa ambientação. Fiquei bem curioso pra saber sobre esse acontecimento que destoou um pouco da trama toda. Espero ler em breve.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

cristiane barbosa disse...

Também adoro bastante de livros sobre vinganças, ainda mais assim, quando o a trama não é tão forte. Não não muitas expectativas sobre esse livro, então acho que vou gostar pelo menos um pouco :)
CFC: Cristiane

Adriana disse...

A historia em si vai me prender, porque adoro esse tipo de trama, quem nunca já teve problemas no colégio né e quis se vingar, acho que quase todos nós já passamos por isso, fiquei realmente curiosa pra saber como elas vão executar esse plano de vingança e se tudo vai correr bem. Eu não sabia que se tratava de uma trilogia, bom, pelo menos é trilogia, são só 3 livros, to tão cansada de séries! Ótima resenha, bjão!
Adriana

Francielle Couto Santos disse...

Muito boa sua resenha, Mari. Mas apesar do enredo parecer ser bem atrativo aos meus olhos, confesso que essa não é uma opção de leitura para mim. Pelo menos não por agora. Porém, não descarto a possibilidade mais para frente... acho uma delícia ler histórias que nos remetam a momentos da nossa vida, ou que nos faz lembrar de alguém com quem já convivemos. Enfim... acho que Olho por Olho é um livro fácil de nos identificarmos.

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá! Eu não tenho vontade de ler esse livro, sei lá eu li um livro da Siobhan Vivian e não gostei, então eu fico meio receosa para ler outros livros dela. Mas gostei da sua resenha, se a oportunidade eu lerei, porque gosto de livros para me divertir.

beijos, Lu
Lendo ao Luar

Jacqueline Braga disse...

Olá.
Eu estou louca pra ler esse livro, por causa da Jenny, pois li um livro dela e adorei a narrativa. E esse suspense faz muito meu estilo.
bjos
www.mybooklit.blogspot.com.br

mandaa disse...

Hey! Não que histórias sobre vingança sejam o meu estilo, mas estou particulamente ansiosa para esse. Não vejo a hora de poder ler. Ainda não li nenhum livro das autoras, mas por que não começar com um escrito por ambas? Amei a resenha, bjos.

GFC: Mandaa Nunes

Érika Monteiro disse...

Gosto muito de livros nesse estilo, a história parece ser bem interessante. Ainda não conhecia essas autoras. Adorei a resenha (;

Vem conhecer o Projeto "Bloquinho Viajante"

Seguindo aqui, bjos!
Blog Fashion e Bella
www.fashionebella.com.br

Fran disse...

Também sou automaticamente atraída pelo tema 'vingança' e fiquei curiosa sobre o livro depois de ver o Kit, que foi mega legal =P. Mas uma história sobre vingança adolescente realmente não faz o meu tipo, ainda mais com personagens estereotipados saídos direto de um filme americano u.u Mas, gosto é gosto hehehehehe

GFC- Franciely

Rossana Batista disse...

Desde que foi lançado eu estou com vontade de ler esse livro. Sem falar que eu também tenho essa quedinha por qualquer história que envolva vingança. Estou até assistindo Revenge *0*
E esse evento a la “Carrie, a estranha”? Fiquei curiosaa! hahaha

GFC: Rossana Batista

Roberta Moraes disse...

Eu gosto de histórias intercalas entre passado e presente. Ainda não li o livro mas estou querendo ler.
Uma coisa que me deixou meio assim... é que as modelos da capa não parecem nem um pouco que tem 16 anos, acho que vai ficar um pouco difícil de imaginá-las, rs.

Seguidora: Roberta Moraes

Lucas Kammer Orsi disse...

Olá,

Olho por Olho não está nas minhas listas de desejados no momento. Para mim, parece ser um romance leve, sem grandes atributos. Até que depois da sua resenha, fiquei com certa curiosidade de conferir, até mesmo por passatempo.

Abraço,
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br

Natália R. Gomes disse...

Concordo! O evento Carrie, a Estranha foi a pior coisa do livro! Não sou fã de dramas adolescentes, mas gostei do livro por ser bem plausível.... por isto odiei a parte da "Carrie"... =/

Jéssica Soares disse...

Não sei se "Olho Por Olho" faz muito o meu estilo de leitura, confesso que fiquei até mais desempolgada ao descobrir que ele faz parte de uma trilogia... Talvez, quando eu estiver precisando de uma leitura leve e descompromissada, ele seja mais indicado, mas por enquanto eu passo. Ah, fiquei curiosa quanto a essa evento "Carrie, a estranha”... hehe Bjs
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

Helana Ohara disse...

Oi Mariana tudo bem?
Gostei bastante do livro. Apesar dele ser óbvio foi bem trabalhado. Só não curti o final, achei que poderia ter um final decente o primeiro livro, sem ficar com aquela coisa de que falta algo.
No de mais é um livro muito bom.

Beijinhos.
www.intheskyblog.blogspot.com.br

Milena Soares disse...

Também gosto bastante de história que envolva vingança e essa pela sua resenha parece ser ótima, fiquei super interessada em ler!

Cristiane de oliveira disse...

Ai que legal eu tenho o livro e quero ler ele muito em breve, gosto também dessa coisa de vingança, quem nunca pensou em fazer isso em algum momento da vida, gostei muito de saber que tem partes de passado e presente amo livros assim e nem sabia que era série.
Cristiane de oliveira

Anônimo disse...

Me apaixonei por este livro quando li a sinopse e estava ansiosa para ler uma resenha sobre ele.E somente me animei, uma tema mais abortado em filmes, mas gostei por que nunca li um livro que falasse sobre isso!!
E também adorei esta capa!!

Minha Vida Meus Hobbies disse...

O livro parece ser bem legal... E é que nem você falou, mostra adolescentes, com problemas comuns e desejos normais de adolescente... Só de ler a resenha já simpatizei com as personagens...
Estou curiosa para ler esse livro...

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger