domingo, 29 de setembro de 2013

Lista de Releituras # 01

Lista de Releituras é a nova coluna mensal do Além da Contracapa. Como o nome sugere, são livros que já lemos e temos muita vontade de ler novamente, mas que, por diversas razões, não chegaram a ser resenhados no blog

Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Brontë
Sinopse:
"Em busca de repouso e tranquilidade, o sr. Lockwood muda-se para uma agradável cada no campo, onde parece ter encontrado a paz e o isolamento que tanto ansiava. No entanto, o misterioso proprietário do imóvel e morador da fazenda vizinha, o sr. Heathcliff, possui por trás de sua amargura e aspereza um passado tortuoso e perturbador, que está prestes a assolar Lockwood... Aos poucos o passado de Heathcliff e do Morro dos Ventos Uivantes se revela, uma história de desilusões e tragédias, em que as convenções sociais e as perversidades inerentes ao homem constituem uma força contra a qual não se pode lutar, num ciclo incessante de ofensa e vingança." (Editora Martin Claret - 5ª edição)

Ocasião da primeira leitura: não sei precisar, mas foi nos meus primeiros anos de faculdade, então entre 2004 e 2006.

Por que está na lista de releituras: Pelo mais óbvio dos motivos. “O Morro dos Ventos Uivantes” se tornou um dos meus livros favoritos. Porém, confesso que tenho certo receio de relê-lo. A verdade é que ter gostado tanto da primeira leitura me faz temer que uma segunda tire o brilho daquela, afinal, não é sempre que ao termos a oportunidade de acompanhar novamente uma história a apreciamos tanto quanto a nossa lembrança.

Comentários: Li “O Morro dos Ventos Uivantes” após ter sido cativada pela primeira adaptação cinematográfica que o filme recebeu em 1939 (com o lendário Laurence Olivier no papel de Heathcliff) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que o filme contava apenas a metade da história e que o melhor ficara reservado apenas ao papel? Nunca esquecerei minha confusão ao ler um dos últimos eventos retratados no filme tendo ainda mais de 200 páginas pela frente. Comento isso para ressaltar o nível de riqueza da história criada por Emily Brontë: mesmo uma abordagem que faz uso de apenas metade dos eventos escritos pela autora rende uma excelente versão.

Já disse anteriormente que considero Heathcliff um dos melhores personagens da literatura. Há quem leia o livro e o odeie por ter se tornado o homem mesquinho e vingativo que se tornou, capaz de transformar a vida de todos ao seu redor em um verdadeiro inferno. Mas são justamente esses defeitos que fazem com que eu goste tanto do personagem, porque tudo que ele faz é compatível com o que viveu e pode ser compreendido. Minha revolta nesse livro fica reservada a Catherine - a verdadeira vilã da história, na minha opinião - pois foi ela quem transformou Heathcliff nesse homem detestável. Ela fez com que ele descobrisse o que tinha de melhor ao amá-lo, mas ao rejeitá-lo - por orgulho e egoísmo - também despertou nele o que tinha de pior.

É uma surpresa para mim que a história de Heathcliff e Catherine seja um dos meus livros favoritos, afinal, eu não costumo gostar de histórias de amor. Mas é impossível não se deixar cativar pela complexidade desses personagens, amar e odiar junto com eles. “O Morro dos Ventos Uivantes” é uma história intensa e inesquecível.

20 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

O Morro dos Ventos Uivantes é realmente um clássico, mas eu nunca li!
Só que entendo este receio em reler um livro que se adora. Vai que a experiência não seja a mesma (e não será!), ou que o livro não seja tão bom, ou qualquer outra coisa que tire o brilho da primeira experiência.
Só acho que não deve ser o caso com este livro em particular. Deve continuar bom demais!
E quanto ao personagem, não posso dizer se gosto ou não, mas costumo sentir empatia com aqueles que tem motivos para ser como são.
bjs
GFC: Ana Paula Barreto

Fran disse...

Ainda nao li a minha edição do Morro dos Ventos Uivantes mas morro de vontade. Tem tantos livros pra ler q nunca sei por qual começar e ele sempre acaba ficando de lado =/ Mas um dia desses chegará a vez dele! Adoro romances e acho mt importante ler esses que são mais clássicos até pra sabermos em que os atuais tem se inspirado.
Gostei da nova coluna =) Eu tb tenho vários livros que quero reler e que acabam ficando sem releitura as vezes por falta de tempo ou mesmo o medo da releitura.
GFC- Franciely

mandaa disse...

Hey! Eu ganhei recentemente esse livro, mas ainda não o li. Não sei ao certo o por que, mas posso afirmar que estava bem desanimada. O verbo está no passado porque após ler os seus comentários, toda a desanimação morreu kkkk Então, correrei para lê-lo o mais rápido possível! Amei a nova coluna, eu com certeza tenho livros que estou devendo a releitura! Enfim, obrigada por me animar! Bjos.

Rossana Batista disse...

Ainda nem li “O Morro dos Ventos Uivantes”, é uma pena. Mas claro que ouço falar muito bem. Assim como acontece com você nos livros, também acontece nos filmes comigo, as vezes gosto tanto de um filme que fico com receio de assistir de novo, e na maioria das vezes que assisto ele perde o brilho.

GFC: Rossana Batista

Vanilda disse...

Ainda não li O Morro dos Ventos Uivantes, embora sempre tenha lido a respeito e tenho certeza que preciso ler o quanto antes. Eu entendo bem o que você quer dizer com ter um pouco de receio de reler ... eu estou assim nesse momento com Jane Eyre ... faz muito tempo que li e agora quero reler, mas fico pensando se vou sentir as mesmas emoções da primeira leitura.

GFC: Vanilda Procopio
Comentarista: Vanilda

Adriana disse...

Esse é um livro que tenho muita vontade ler, por ter lido várias opiniões positivas sobre ele, eu imagino como voce ficou quando viu o filme e percebeu que a historia estava sendo contada pela metade, é um absurdo o que fazem com uma obra quando é adaptada para o cinema, eu não tenho mania de reler livros, apesar de ter vontade ler fazer isso com algumas leituras que gostei! :)
Adriana

cristiane barbosa disse...

Teno muita vontade de ler ele. Sempre acado deixando me influenciar pelas criticas de umas amigas minhas que leram e e não gostaram.
Geralmente sempre gosto dos clássicos que leio, tomara que com ela não seja diferente.
Beijos :)
GFC: Cristiane

Nardonio disse...

Apesar de ser um dos maiores clássicos da literatura, confesso que nunca li, nem assistir nenhuma das versões cinematográficas (podem mandar me matar).
Nada mais justo do que ele estar na sua lista de releituras, mas esse seu medo faz sentido. Espero que essa releitura, se ela acontecer, não tire o brilho da primeira.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Roberta Moraes disse...

Apesar de não ter lido, escuto muita pessoas dizendo o quando é bom esse livro. Eu também fico receosa de ler alguns livros pela segunda vez, mas quando é necessário eu leio sim.
Seguidora: Roberta Moraes

Unknown disse...

Eu gosto do Heath! haha E também adoro o livro, ele entrou no meu mês de releituras, ams ficou pro fim. Acho que irei rele-lo em novembro junto com outros clássicos.

Fico feliz de ler uma resenha que ressalte tantos aspectos que compartilho.

liliescreve.blogspot.com

Elizabeth disse...

Já o li e gostei muito da história. Realmente o personagem tem suas rabugices, mas no fundo ele teve seus motivos. É incrível como o autor soube desenvolver tão rico personagem, deixando- nos hora com raiva e outras com pena de Heathcliff. Amei e recomendo a releitura. Beijos.

Gabriela CZ disse...

Adorei a nova coluna! E já começou bem. O Morro dos Ventos Uivantes é um livro que tenho muita vontade de ler.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

GFC: Gabriela Cerutti Zimmermann

Unknown disse...

Comecei a ler ao pegar da biblioteca do colégio, mas abandonei na pagina 100 aproximadamente, o livro não me encantou muito e simplesmente abandonei.
Beijos, Thaynara
livroscombolinhos.blogspot.com

Katrine Bernardo disse...

Ainda não li Morro dos Ventos Uivantes, mas é porque não deu mesmo :(
Morro de curiosidades com ele.
Beijos!
http://www.garotadolivro.com/

mandaa disse...

GFC: Mandaa Nunes

Cristiane de oliveira disse...

Já li esse livro faz um bom tempo e gostei muito com a volta dele eu pretendo ler de novo só que tenho o mesmo medo que você, não estou tendo muito tempo com tantas novidades surgindo a cada dia. Vi uns filmes baseados no livro também e gostei.

Unknown disse...

Nunca li esse livro mas confesso que fiquei curiosa pra fazer a leitura apos ver o filme, parece ser uma obra densa e intensa, vou procurar ler, adorei seu comentários sobre ele!

Unknown disse...

Tenho esse livro aqui mas ainda não criei coragem pra ler, e sem falar que a capa da minha edição me desanima demais. É aquela que vem o selo de "Bella e Edward" e blablabla. Eu realmente não gosto daquela capa, mas o que interessa é o conteúdo, mas só de olhar aquela capa me dá vontade de pegar outro livro pra ler, mas pretendo colocar na meta para 2013.

http://lovemyshelf.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei esta sua nova coluna =)
Mas confesso que nunca reli um livro, mas há vários livros que lia a muito tempo e amei e quero poder ler novamente como: O caçador de pipas, A menina que roubava livros, O vendedor de sonhos...
Em relação ao livro, não li ainda, mas sempre tive a maior curiosidade e espero poder conferir em breve!!

Lua Anna Costa disse...

Mari,
fiquei muito feliz em ver o meu livro preferido aqui. E impressionada por você assim como eu amar o Heathcliff e não gostar muito da Catarine. Minhas impressões desse livro foram as mais polemizadas no meu blog. Muitos disseram que eu era a única que gostava dele. Fico feliz por não ser... Beijos!
www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger