domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lista de Releituras # 05

Lista de Releituras é a nova coluna mensal do Além da Contracapa. Como o nome sugere, são livros que já lemos e temos muita vontade de ler novamente, mas que, por diversas razões, não chegaram a ser resenhados no blog

Título: O Assassinato de Roger Ackroyd
Autora: Agatha Christie
Sinopse: "O assassinato do rico Roger Ackroyd, morto a punhaladas com uma adaga tunisiana, é a terceira de uma série de estranhas mortes, que despertam a atenção da solteirona e sagaz Caroline Sheppard, irmã do médico da cidade e narrador deste romance. Intrigada, Caroline resolve investigar o caso e descobrir se as três mortes têm alguma ligação. Para isso, ela conta com a ajuda de seu novo e excêntrico vizinho: o detetive belga Hercule Poirot. Escrita em 1926, O Assassinato de Roger Ackroyd é uma das mais famosas histórias da rainha do mistério." (sinopse retirada do Skoob)

Ocasião da primeira leitura: Provavelmente em 2010

Por que está na lista de releituras: Além de ser um dos maiores clássicos do gênero policial, é um dos meus livros favoritos entre os escritos pela Dama do Crime.

Comentários: Como a Mari e eu já mencionamos, o blog surgiu de nossas constantes divagações literárias e certo dia, após ter encerrado a leitura do livro e sem conseguir conter a empolgação, minha cara colega deixou escapar um spoiler, dando origem ao diálogo abaixo:

Alê: Hey!! Spoiler alert!
Mari: Você queria ler?
Alê: Sim. Estava achando bem interessante.
Mari: Mas quem quer ler tem que se manifestar.

Em sua defesa, a Mari sustentou que minhas reações não eram condizentes com as de uma pessoa que estava interessada em ler o livro. Todavia, a controvérsia ainda não foi resolvida. 

Tempos depois, mencionei que estava com vontade de ler algo da Agatha, e ela prontamente me emprestou O Assassinato de Roger AckroydA minha sorte foi que a Mari não mencionou o título do livro quando comentava sobre ele, assim como conseguiu fazer uma convincente “poker face” no momento em que me emprestava. Assim, comecei a ler sem associar título e spoiler.

Tudo corria bem e eu não poderia estar mais intrigado com o caso investigado por Poirot, até que, quando faltava cerca de quarenta por cento para encerrar a leitura, meu inconsciente me prega uma peça — me fazendo ouvir a voz da Mari contando o spoiler — e me faz saltar da cadeira. 

Fiquei empolgado, surpreso e indignado. Indignado com a Mari, pelo spoiler; comigo mesmo, pela minha memória que geralmente não é grande coisa, mas lembrou isso; e, principalmente, com a Dama do Crime, por me enganar direitinho.

Sim, por que eu tive que terminar a leitura naquela noite, e mesmo suspeitando o que me aguardava (afinal, não tinha certeza se o spoiler era desse livro), não pude deixar me surpreender com a genialidade da autora e com sua trama sem pontas soltas. Acho que foi nesse dia que entendi porquê Agatha tem o título de Dama do Crime, que, sinceramente, é mais do que merecido.

E sabe de uma coisa? Sei que a releitura será tão boa quanto foi a primeira. Por que um bom autor não precisa do elemento surpresa para surpreender o leitor.  

UPDATE: Se você já leu a obra ou se sabe qual é o final da estória, pedimos o favor de não comentar sobre os spoilers em respeito aos demais leitores do blog. 

14 comentários:

Gabi disse...

Achei interessante essa coluna! Eu só li um livro da Agatha Christie, "Um Corpo na Biblioteca" e desde então quero ler mais da autora. Acho que reler livros policiais proporciona uma visão diferente, já que na releitura o leitor já sabe o que acontece.

Lucas Kammer Orsi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Thais Pampado disse...

Muito legal essa coluna! Já li alguns livros da Agatha Christie, embora esse ainda não tenha sido um deles, e já foi possível perceber que ela é mesmo um gênio em se tratando de livros policiais. Meu favorito até agora é "O Caso dos Dez Negrinhos", e que é um livro que com certeza valeria a pena reler também.

Gabriela CZ disse...

Não sei se me interessei pela história do livro ou sua história com ele, Ale. [rs] Mas com certeza fiquei com vontade de ler.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Michelle Agda disse...

É a primeira vez que ouço falar desse livro, e não é de menos: o livro foi escrito há MUITO TEMPO atrás, no qual nem eu nem qualquer um que comentou tenha nascido naquela época. Foi provavelmente um dos primeiros romances policiais escritos, e isso foi o que mais me chamou atenção :)

Unknown disse...

Agatha Christie é vida, qualquer livro dela é bom. Mas esse em especial não me agradou... só me chamou atenção pelo fato de ser da Dama do Crime [como você disse rs], mas do resto... não faço questão.

Ana Paula Barreto disse...

Adorei a história de vocês!! Mas detesto spoilers, porque não esqueço nunca mais. rsrs
Também gostei da premissa da história e pretendo ler um dia desses. Não é à toa que a autora é tão adorada mundo a fora.
bjs

Helana Ohara disse...

Você leu um dos livros que tenho uma grande vontade de ler.
Eu gosto de Cai o Pano e Assassino no Expresso do Oriente são meus favoritos.

Beijinhos.
www.intheskyblog.blogspot.com.br

Nardonio disse...

Quando alguém nos fala algum spoiler dá vontade de estrangular a pessoa na hora, né?!?! kkkkk
Mas a Agatha Christie é sempre deve está nas listas de leituras, releituras, rereleituras, e por aí vai.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Jacqueline Moura disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada como a pessoa me contar um spoiler bem antes de eu ler o livro e na hora da leitura eu lembrar tudo!! tragico!!!! odeio spoiler... pra mim perde grande parte da diverçao de ler o livro pq ja vou saber de tudo :( nunca li agatha christie, mas amo o divo sidney sheldon e acho que devo amar os livros dela tbm!!
beijos

Natalia Schimpf disse...

nunca li um livro da Agatha Christie! absurdo nao!?
tenho intenção de fazer isso em breve... e pode ser q seja esse o escolhido...

sobre os spoilers... tem gente q nao tem vergonha na cara e solta spoiler em qquer lugar e situação... e dane-se vc e seu livro... acho q eh falta de educação.

Unknown disse...

Acho que sou a unica pessoa que ainda nao leu nada dessa autora, porem vontade que nao falta, espero poder ler algo este ano.


xx

camila rosa disse...

Eu nunca tinha ouvido falar do livro, eu até hoje li somente um livro da Agatha que foi Os crimes ABC e confesso que eu comecei a ler, depois desisti e depois peguei para ler novamente acho que o fato de que eu era muito nova na primeira vez que peguei o livro para ler, a autora escreve muito bem espero poder ler outros livros dessa esse parece ser uma ótima pedida.
Beijos!!!

Anônimo disse...

Arrisco dizer que é o melhor final de qualquer livro da Agatha (talvez em pé de igualdade com O caso dos dez negrinhos?). Sempre recomendo pra quem nunca leu Agatha!

Isa

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger