sexta-feira, 15 de julho de 2016

Conexões Além da Contracapa # 25


John Scalzi é um dos mais bem sucedidos autores de ficção científica da atualidade, acumulando diversos prêmios, especialmente pela saga "Guerra do Velho". No primeiro livro da trilogia, conhecemos John na data seu aniversário de 75 anos, ocasião em que  se alista às Forças Coloniais de Defesa. Para chegar ao espaço, os novos recrutas utilizam o “pé-de-feijão”, um elevador espacial que conecta a Terra a uma base militar no espaço. O conceito de “pé-de-feijão” também é utilizado por ...

Arthur C. Clarke no livro "As Fontes do Paraíso", no qual o engenheiro Vannevar Morgan deseja construir uma ponte ligando a Terra ao espaço. Além de autor de ficção científica, Clarke também se dedicava a estudos científicos, contribuindo para a popularização da ideia de satélite geoestacionário, tecnologia amplamente utilizada nas telecomunicações. Outro autor que também se destacou por suas contribuições à ciência foi ...

Isaac Asimov, que escreveu uma extensa obra com o fim de explicar conceitos científicos. Além de ser considerado um dos grande autores da ficção científica, Asimov era um visionário, prevendo tecnologias como videochamadas, chips, imagem 3D e até mesmo fibra óptica. O autor foi laureado com o prêmio Hugo de Melhor Série de Todos os Tempos em 1966 com a saga "A Fundação", sendo que no ano seguinte ...


Robert. A Heilein recebeu o prêmio Hugo de Melhor Livro por "Revolta na Lua". O autor é mais conhecido pelas obras "Estranho em Uma Terra Estranha" e "Tropas Estelares", na qual Juan Rico alista-se no exército para lutar em batalhas espaciais, livro que serviu de inspiração a John Scalzi.




14 comentários:

Sil disse...

Olá, Alê.
Sempre fico aqui de boca aberta com essa coluna. Imagino o trabalho que deve dar para escrever ela. Juntar tudo assim não deve ser fácil não. O gênero citado não é um dos meus favoritos, até leio, mas não gosto muito. E engraçado que esse conceito do pé de feijão veio da Torre de Babel da Bíblia hehe.

Blog Prefácio

Gabriela CZ disse...

Conexão repleta de mestres, Alê. Apesar de ainda não ter lido nenhum desses autores gostei de ver que o fio condutor foi a ficção cientifica. Adorei, e me deu ainda mais vontade de lê-los. Ótimo post.

Beijos!

Cristiane Dornelas disse...

Conheço alguns livros deles, mas tem outros que nem sabia como era o autor. Esse autor de Guerra do Velho, vejo muita gente falando super bem desses livros e dele. Uma seleção boa pra quem curte o gênero dos livros.

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Ale =)

Sempre fico imaginando o trabalho de pesquisa que você tem para escrever essa coluna. E é uma delicia conhecer essas conexões entre autores que você jamais imaginaria que tem algo em comum.

Beijos e uma ótima semana para você;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary

Michele Lima disse...

Poxa Alê! passada com as conexões e pelo modo que vc fez o texto, eu simplesmente amei. Parabéns mesmo! E agora eu quero saber mais sobre essa história de “pé-de-feijão”!!!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Vanessa Vieira disse...

Gostei do post Alê. Além de nos trazer fatos curiosos, você soube arquitetar as informações com maestria, parabéns! Abraço!

www.newsnessa.com

Sofia Noronha disse...

Que post maravilhoso e criativo. Todos os autores parecem ser geniais. Eu já tinha ouvido falar do Arthur C. Clarke, meu professor de redação sempre o cita nas aulas e ressalta sua genialidade. Ainda não tive o prazer de ler nenhum deles, mas espero que a experiência não demore.
Beijos

Unknown disse...

Adorei essas conexões, estou muito ansiosa para ler Guerra do Velho, foi um livro que me chamou muita atenção e espera não me decepcionar pois as expectativas estão bem altas rsrs.

Carla disse...

Oi, Alê! Adoro esse tipo de post! Quase sempre fico sabendo de conexões que eu nem sonhava existirem. Imagino a pesquisa por trás de cada publicação. Não sou muito chegada em ficção científica, por isso nunca li nada de nenhum dos autores. Mas tenho vontade de ler "Eu, robô" do Isaac.

Beijos, Entre Aspas

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Olá, Alê.
Essa é a melhor postagem de Conexões além da contracapa. O motivo é simples: adoro os quatro autores.
Guerra do Velho, Fundação, Tropas Estelares e As Fontes do Paraíso estão entre os meus livros favoritos de Ficção científica.
Isaac, principalmente, faz a minha cabeça com seus livros.

Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

Unknown disse...

Oi :)
Eu só conheço o autor John Scalzi mas também nunca li nada dele. A sinopse do livro a Guerra do Velho me chamou muito a atenção, gostei bastante da estória e já está na minha lista de desejados.
Beijos.

Maria Fernanda Pinheiro disse...

Amo essa coluna, ficção científica é um gênero rico, inteligente, com obras que tem muito a oferecer, mas infelizmente muitos não conseguem se adaptar a esse tipo de leitura, quero ler Guerra do velho e A fundação, que me parecem obras muito complexas

Ana I. J. Mercury disse...

Alê, parabéns, adoro essa coluna, e fica melhor a cada dia.
Quero ler muitos os livros do Clarke e do Asimov.
bjos

Unknown disse...

Que legal a coluna!! Desses todos eu tenho vontade de ler algo do Arthur e do Isaac, os outros dois eu não conhecia, mas pesquisarei mais sobre suas obras também :)

(Carol)

Conhece o nosso blog? ourbravenewblog.weebly.com
Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de amigos blogueiros :)

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger