terça-feira, 13 de setembro de 2016

O que aprendemos em 5 anos de Além da Contracapa


Quando começamos o Além da Contracapa há cinco anos, acreditávamos que ele seria uma espécie de registro das nossas leituras, de algo que informalmente fazíamos quando nos encontrávamos e começávamos a falar sobre os livros que estávamos lendo, sobre os personagens, os autores e as narrativas que estavam nos encantando (ou nos enlouquecendo de tédio). Aliando nosso amor pela leitura e pela escrita, nasceu o blog.

Hoje, passado esse tempo, percebemos algo que não esperávamos naquela época: o blog mudou vários dos nossos hábitos como leitores.  

Para começar, mudamos o nosso jeito de ler. Hoje, uma parte da nossa mente já lê pensando na resenha que virá em seguida, por isso marcamos quotes e até fazemos anotações de coisas que devemos comentar no post. Nos habituamos tanto a isso que quando lemos um livro que não iremos resenhar (normalmente porque o outro já resenhou), estranhamos. Estranhamos principalmente encerrar a leitura ao chegar na última página, já que a resenha acabou se tornando a nossa despedida dos livros, fazendo o fechamento de tudo que foi aquela leitura. O curioso é que, por vezes, a resenha nos ajuda a entender o que achamos do livro e já aconteceu de até nos fazer mudar de opinião sobre algumas leituras. Lemos achando o livro arrastado, um pouco decepcionante, mas ao escrever a resenha, só haviam elogios a serem feitos. O contrário também já aconteceu. Uma leitura agradável tem tantos pontos negativos a serem ressaltados que ao final nos questionamos: “Por que parece que eu não gostei? Eu gostei enquanto estava lendo”. 

O blog também influenciou o ritmo e a organização das nossas leituras porque temos um cronograma a cumprir. Assim, se sabemos que temos um post para determinado dia, encontramos uma forma de terminar a leitura em tempo hábil de escrever e postar a resenha. Isso também fez com que aumentássemos o nosso ritmo de leitura (o que, para um bookaholic, é sempre um bônus). E em virtude de lermos mais livros e esmiuçarmos os detalhes da leitura ao escrever uma resenha, nos tornamos, naturalmente, mais críticos. Hoje é mais frequente nos depararmos com livros ou sinopses que nos deixam com aquela sensação de “mais do mesmo” ou de “já vi isso antes” do que quando começamos o blog. Por um lado isso é ruim, já que é mais difícil encontrarmos livros que nos arrebatem, mas por outro lado é excelente, já que nos dispomos a buscar livros diferentes dos que estávamos acostumados a ler. Aliás, talvez essa seja uma das melhores coisas que o blog tem feito por nós: abrir o nosso olhar para outros gêneros, nos fazendo sair continuamente da nossa zona de conforto. Basta lembrar que, quando começamos o blog, ficção cientifica, young adult e drama eram gêneros que dificilmente apareciam nas nossas listas de leituras e hoje são alguns dos nossos favoritos.  

Ainda sobre a zona de conforto, pode parecer óbvio, mas quando se tem um blog não se está isolado. Se está inserido em uma blogosfera, o que nos leva a conviver com as leituras de outros blogueiros de gostos muito diferentes dos nossos. Isso também contribui para que façamos leituras que de outra forma talvez não faríamos. Quando um livro começa a ser muito  comentado, bate aquela curiosidade de  descobrir  o porquê de tantos elogios. Inclusive foi assim que conhecemos um autor que hoje é um dos nossos favoritos: John Green. A verdade é que a premissa de “A Culpa é das Estrelas” não havia nos despertado interesse, mas os elogios  eram tantos que quisemos  conferir  e nos apaixonamos pelo livro. Depois dele, lemos todos os livros do autor e hoje mal podemos esperar para o seu próximo lançamento (sério, John, escreva logo!).

O blog também nos levou a fazer coisas que jamais imaginamos que faríamos... como gravar vídeos e perder a timidez na frente das câmeras; tornar público um vídeo com nossos erros de gravação; encarar o desafio de traduzir documentários sobre nossos autores favoritos, trazendo material inédito para os fãs brasileiros e passando por alguns “sufocos” na hora da tradução; e exercitar a cara-de-pau de abordar autores e pedir para entrevistá-los, para depois passar horas conversando com eles sobre literatura.

Outra coisa que mudou foi o modo como descobrimos livros e autores. Antes de integrarmos a blogosfera literária, nossas maiores fontes eram as livrarias online, nas quais, diga-se de passagem, não perdíamos uma promoção. Com o blog, não apenas perdemos a compulsão por comprar livros apenas por causa do desconto e que, invariavelmente, ficariam acumulando pó na estante, mas também passamos a observar mais atentamente os lançamentos. Não é por menos que as nossas listinhas de desejados aumentam o tempo todo e o desespero de nunca se ter tempo para ler todos esses livros também. 

Por falar em tempo... o blog nos mostrou que simplesmente não há tempo para lermos todos os livros que nos interessam, então é preciso selecionar nossas leituras, apostar naquelas que realmente acreditamos que irão nos agradar em cheio. Mas por outro lado, foram inúmeras as vezes em que lemos no espírito de “vale dar uma chance” (principalmente porque eram apostas das editoras) e acabamos encontrando leituras incríveis que nos conquistaram completamente, como “No Escuro", “A Família Corleone, “Mentiras de Verão”, a série “Bloodlines”, “Perdido em Marte” e “A Garota do Penhasco”.

5 anos de blog nos fizeram perceber que as parcerias, que tanto ansiávamos no começo, são maravilhosas, mas que é humanamente impossível mantermos isso com todas as editoras do mercado. O ritmo intenso de leituras foi, pouco a pouco, nos mostrando que temos uma identificação maior com alguns catálogos do que com outros e que é a eles que devemos nos dedicar, mantendo o padrão das nossas resenhas e, sobretudo, lendo apenas livros que realmente nos parecem promissores. Mas, se por um lado amadurecemos, por outro ainda parecemos crianças na noite de natal, ansiosas para descobrir se renovaremos ou não uma parceria, e ficamos imensamente felizes quando vemos as editoras com as quais nos identificamos reconhecendo nosso trabalho. 

O blog começou como um registro e evoluiu ao longo desses cinco anos. Nós, evoluímos junto. Hoje, somos leitores diferentes do que éramos naquele tempo. Mais críticos, mais seletivos, mais dispostos a sair da zona de conforto. Mas uma coisa não mudou: nosso amor pela literatura. E quando começamos este blog, jamais imaginamos que este amor iria alcançar tantas pessoas, que a nossa opinião poderia realmente influenciar as leituras de vocês, que os nossos posts poderiam ser os responsáveis por apresentar aos nossos leitores livros e autores que tanto amamos. Conhecer leitores que, assim como nós, desejam ir Além da Contracapa é uma das coisas mais gratificantes que tem nos acontecido ao longo desses 5 anos. Que venham os próximos!


22 comentários:

Adriana Holanda Tavares disse...

Alê e Mari eu lendo esse post e me emocionando como se o blog fosse um pouco meu também. Uma sensação de que estamos indo pelo caminho certo, e que cada novo livro, cada nova página lida nos faz um pouco mais feliz. E saber que vocês mudaram o pensamento a respeito de um livro ára poder nos dar a melhor resenha e mais sincera me deixa muito feliz! parabéns e continuem com esses lindos momentos de leitura!

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Olá, Alê e Mari.
Essa postagem ficou maravilhosa, linda, incrível. É muito bom perceber como o blog muda nossa perspectiva. Tornar-se um leitor mais crítico, descobrir novos livros, encontrar novas visões. O blogueiro ganha muito mais do que reconhecimento com o blog, ganha em conteúdo.
Eu só tenho a dizer aqui o quanto admiro o trabalho de vocês. Que venham mais 5 anos.

Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

Eduarda Rozemberg disse...

Nossa, perdi o ar quando cheguei ao final dessa postagem. Um texto tão bonito e ao mesmo tempo tão inspirador, e isso me motivou demais. Algumas coisas me identifiquei, outras não, mas percebi como podemos evoluir nosso modo de ser ao longo dos anos, principalmente quando incluimos algo na nossa vida que nos faz mudar a rotina, no caso, o blog. O meu ainda é bem novo e ainda tenho muito o que aprender com ele, e posso dizer que o de vocês está mais do que impecável, vocÊs tem feito um bom trabalho.
Um abraço!

http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

Thalita Branco disse...

Olá!
Adorei a postagem e me identifiquei com várias coisas. O ELF tem só um ano e meio mas já percebo que me tornei mais "chata" com o que quero ler. Adorando as postagens de aniversário e mega curiosa para mais informações sobre o blog :)
Bjs

EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

Sil disse...

Olá, Alê e Mari.
Adorei a postagem. E lendo o que vocês escreveram me identifiquei com um monte de coisas. Também foi por causa do blog que descobri vários gêneros literários que nem sabia que existiam, comecei a ler mais e principalmente conheci muitos autores nacionais que antes nem tinha ideia de que existiam. É engraçado como lemos diferente mesmo. E ainda quando fechamos o livro já ficamos pensando no que escrever na resenha hehe.

Blog Prefácio

RUDYNALVA disse...

Alê e Mari!
Fazer um balanço do crescimento do blog e do crescimento pessoal é sempre importante, porque podemos observar pontos não vistos no início.
E bom também para podermos identificar as mudanças e como elas nos afetaram ao longo dos anos.
O mais importante é como falaram: demonstrar nossa paixão pelos livros e por quem nos acompanha, se não perdermos o foco disso, o blog sempre crescerá.
Parabéns!
“Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
cheirinhos
Rudy

Márcia Saltão disse...

Oi Alê e Mari!
Parabéns por essa conquista! 5 anos em um blog não é pouco, hem? Que post lindo! Acompanho o blog a pouco tempo, mas estou encantada com as postagens, resenhas, promoções e a administração em geral. Desejo que continuem com esse sucesso e que alcancem todos seus objetivos! Amor aos livros, acima de tudo. Parabéns!!! Beijos.

Na Nossa Estante disse...

Oi Ale e Mari!

Nossa, eu adorei o post! Super em identifiquei com tudo que vcs disseram, eu faço hoje coisas que tb jamais imaginei fazer, leio muito mais, me dedico muito mais, enfim, é uma jornada! Fico feliz pelos 5 anos de vcs e que venham muitos mais!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Ana Clara Magalhães disse...

Oi gente!

Ai, parabéns pelos cinco anos, seus lindos! O Além é um dos primeiros blogs que comecei a acompanhar aqui na blogosfera e é um dos poucos que ainda acompanho. Olha, entendo muito esse negócio de ler o livro pensando na resenha... Acho que todo blogueiro literário deve fazer isso, né? E sabe que eu também parei de comprar compulsivamente? Para falar a verdade eu não compro um livro desde janeiro desse ano.

Beijo!
http://www.roendolivros.com.br/

Tô Pensando em Ler disse...

Irmãozinho. Somos bem irmãos mesmo. O TPL fez 5 em agosto... não postei nada porque não tive nem cabeça nem tampo pra isso.
Mas é uma delícia, não é?
Cinco lindos anos!! Parabéns!! E que venham muitos mais!! ♥

Bjksssss

Lelê

Leandro de Lira disse...

Oi, Alê e Mari!
Nossa, amei o texto! Identifiquei-me bastante. Muita coisa mudou na minha vida após o blog, principalmente quanto ao fato de ser mais crítico, abrir-se mais para novas experiências etc.
Ser blogueiro te traz muitos privilégios mesmo, sem dúvida. Espero conseguir manter meu espaço por muito tempo ainda.
Abraço!

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com

Ariane Gisele Reis disse...

Oie seus lindos =)

Parabéns pelo cinco anos do Além da Contra Capa <3! Que venham mais cinco anos para comemorarmos juntos!!!

O que mais gosto do cantinho de vocês é que sempre encontro um dica diferente, um livro que mesmo não sendo muito do meu gênero favorito me deixa curiosa.

Ser blogueira também me ajudou a priorizar o que realmente quero ler e ser mais organizada com as minhas leituras. O mais engraçado é que hoje além dos quotes e anotações eu me preocupo em como vou compor a foto que vou postar no Instagram rs...

É um "trabalho", mesmo que ele não seja remunerado em dinheiro, passou a ser parte da minha vida, do meu dia a dia. Assim como os amigos virtuais (se sintam incluídos) que fiz nesses quase sete anos de blog tem um lugarzinho especial em meu coração.

Parabéns mais uma vez!!!

Beijos;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary

Vanessa Vieira disse...

Gostei do post meninos e parabenizo vocês pelo aniversário de 5 anos do blog. É incrível como, inocentemente, dividir nossas opiniões com outras pessoas por meio das resenhas literárias nos faz alcançar outros patamares, não é mesmo? Tive a oportunidade de conhecer autores talentosos pessoalmente, me reunir com outros blogueiros tão apaixonados por livros quanto eu e claro, a cada dia que passa, desvendar mundos mágicos e especiais por meio da leitura. Novamente, parabenizo o blog e vocês pelo ótimo conteúdo de sempre. Abraços!

www.newsnessa.com

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê e Mari!
Parabéns pelos cinco anos de blog!
Adorei o texto e pude me identificar com algumas coisas, principalmente sobre aumentar o ritmo de leitura.
Desejo muito mais sucesso para vocês.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

Gabriela CZ disse...

Alê e Mari, só posso começar dizendo que o texto ficou lindo e emocionante. Me identifiquei com muitas das experiências de vocês, principalmente sobre os hábitos de leitura, e com isso os admiro ainda mais. Já estão nisso há cinco anos, e cada vez melhores e mais fortes. Espero um dia também chegar lá. [rs] Parabéns por tudo e que tenham muitas conquistas mais pela frente. Ótimo post.

Beijos!

Fernanda Assis disse...

Ei meninas,

Parabéns pelos 5 anos! É muito tempo e muita coisa, sei bem rs. Tem que ter ânimo mesmo. Eu também sinto isso, fui ficando muito mais crítica, já leio pensando nas resenhas. E com certeza tive que ir diminuindo as editoras e pedidos, não dá mesmo pra dar conta de tudo.

bjs

Alice Duarte disse...

Oiii Alê e Mari

Com certeza nesses 5 anos de blog o que não falta são experiências pra compartilhar, realmente concordo com tudso o que foi escrito. Quando agente começa a gente acha que vai dar pra ler e resenhar tudo o que queremos e aos poucos descobrimos que não é bem assim, porque ler e resenhar, publicar, dá trabalho e toma tempo... Acho que uma das coisas mais legais ao se ter um blog é justamente a maneira como nos abrimos pra outros tipos de leituras, nos arriscamos mais à sair da zona de conforto e realmente nos surpreendemos ao notar que aquele livro, que em outra circunstância talvez nem leriamos,s e torna nossa favorito do ano.

Beijos

unbloglitteraire.blogspot.com.ar

Caverna Literária disse...

Alê e Mari, que post maravilhoso, repleto de experiência e uma longa história de blog. Faço muitas das suas palavras as minhas! As leituras são diferentes agora, leio pensando já no que vou ressaltar na resenha, nos quotes, em cada detalhe. E com certeza saí da zona de conforto, me aventurando por gêneros que antigamente torcia o nariz e por fim descobri até gostar.
De verdade, que post lindo, até emocionei. Parabéns pro Além da Contracapa, que muitos anos de resenhas, livros e sucesso venha pela frente! Vocês são muito dedicados ao blog e é evidente o carinho e cuidado que tem com ele. Adoro visitar aqui, 5 anos parece pouco, mas nós blogueiros sabemos todos os perrengues que passamos ao longo desse tempo, e também o quanto crescemos junto desse lugar que era pra ser só um hobby e acabou se tornando muito mais! <3

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

Tony Lucas disse...

Oi, Alê e Mari! Tudo bem? Meu Deus, que texto mais lindo e emocionante! Quase chorava aqui. Sério. E olha que sou difícil de chorar, viu? rs Lendo todas a mudanças que o blog acrescentou na vida de vocês, lembrei de mim mesmo, que também há cinco anos estou com ele e passei por coisas bem parecida com as que vocês passaram. É incrível isso, né? Saber que algo tão "simples" muda tanto a nossa vida... E para melhor! O que é ótimo. Adoro o blog de vocês, é um dos meus favoritos, e amo estar presente aqui (não tanto quanto gostaria) e sentir que também faço (um pouco) parte dessa história! Parabéns pelo aniversário e que venham muitos outros! \o/

Abraço

http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

Andrea Barbosa disse...

Oi..
Primeiramente parabens pelos 5 anos e que venham muitos mais pela frente sempre com muito sucesso,e apesar de fazer pouco tempo que conheço o blog gosto bastante dos posts,resenhas que ja me fizeram querer e ler alguns livros,muitas mudanças ao longo dos anos e que se pode levar sempre pra sua vida um bom aprendizado ..
Um abraço e muito sucesso :)

Unknown disse...

Fico muito contente de ler esse texto e ver o quão blog trouxe coisas boas e essenciais pra vocês e que trazem pra nos leitores também.
Que vocês continuem sendo abençoados todos os dias e que o blog continue esse amorzinho que vocês proporcionam!
Muito obrigada!!!! <3

Ana I. J. Mercury disse...

Que texto lindo! Amei!
Parabéns por todo empenho e dedicação ao blog, que é incrível!! De verdade, adoro! rs
E que venham muitos anos de leituras incríveis e muito sucesso!
abraços

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger