sábado, 17 de setembro de 2016

RESENHA: 'Salem

'Salem Stephen King
Admito que o fator determinante para que eu lesse ‘Salem foi o fato de que o livro é considerado por muitos fãs como uma leitura necessária para a saga A Torre Negra, que pretendo começar ainda este ano. Comecei a leitura apenas para riscar o livro da lista e acabei me surpreendendo com a estória empolgante e envolvente que encontrei. 

O escritor Benjamin Mears retorna a Jerusalem’s Lot (conhecida como ‘Salem) a fim de tentar exorcizar seus demônios de infância. Mas, logo após sua chegada, a pequena cidade se vê em luto quando dois garotos se aventuram na floresta e apenas um deles retorna. A situação piora quando os habitantes começam a desaparecer. Ben e seus companheiros terão que vencer a incredulidade e combater o mau que ronda ‘Salem. 

O primeiro ponto que merece destaque é o constante clima de tensão que King mantém durante toda a obra. Cada vez que eu pegava o livro, tinha a sensação de que era transportado para Jerusalem’s Lot, sentindo na pele a atmosfera sufocante e sombria que envolvia a cidade e seus moradores. Mas deixo claro que o livro tende muito mais para o gênero suspense/thriller psicológico do que para o terror, contando apenas com algumas poucas cenas mais assustadoras. 

Me impressiona o fato de que ‘Salem seja o segundo livro publicado pelo autor, pois sua evolução é palpável. Carrie, a Estranha — sua primeira obra — apresenta uma trama mais simples e linear, focando na jornada dos personagens, enquanto ‘Salem conta com uma estória mais complexa, repleta de reviravoltas, e um cenário mais rico, mas sem deixar o desenvolvimento dos protagonistas de lado.

“A cidade conhecia a escuridão. Conhecia a escuridão que cobria a terra quando o sol se escondia e também a escuridão da alma humana.” (KING, 2013, p. 235)

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos não apenas o ponto de vista de Ben, mas também de personagens igualmente importante para o desenvolver da estória. Entretanto, me pareceu que King pecou pelo excesso de personagens, pulverizando demais a trama. Como consequência, embora tenha simpatizado com Ben e os demais protagonistas, confesso que não criei com nenhum deles uma conexão mais forte. Se não fosse por este fator, tenho certeza que ‘Salem teria se tornado um dos meus livros preferidos do autor.  

O desenvolvimento da estória é impecável. ‘Salem é o tipo de livro que faz o leitor perder a noção do tempo e virar as páginas sem nem perceber. Apesar de contar com uma primeira parte mais vagarosa, referente a apresentação dos personagens e do contexto, King consegue prender a atenção do leitor desde o início. E quando a luta entre o bem e o mal tem início, se prepare para muitas emoções. O desfecho guarda altas doses de ação e adrenalina, deixando o leitor com o coração na boca. 

Apesar da premissa não parecer aquilo tudo, garanto que ‘Salem representa King em sua melhor forma: uma mistura de suspense, aventura e terror, com toques de sobrenatural. Tenha você interesse de ler a série A Torre Negra ou não, garanto que ‘Salem é uma ótima leitura.

Título: ‘Salem
Autor: Stephen King
N.º de páginas: 460
Editora: Suma de Letras
Exemplar cedido pela editora

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelos links acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

20 comentários:

Vanessa Meiser disse...

Eu nem sabia que o livro seria um espécie de introdução à Torre Negra, mas isto com certeza já me deixou ainda mais curiosa por esta leitura...Eu adoro livros de terror e se este mantém o clima tenso durante todo o tempo, ele foi feito para mim, hehe.

Bj, Van - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Sávio França disse...

Olá!
Há muito tempo que digo que vou ler um livro do Stephen King, mas não consigo uma oportunidade de adquirir os livros. Meu desejo começou com "Carrie, a Estranha", mas logo se estendeu a outras obras do autor.
'Salem é o tipo de livro que gosto muito de ler. Este clima de tensão é o que mais gostos nesses livros.
Vai pra minha lista de desejados.

Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

Gabriela CZ disse...

Não sabia que 'Salem era considerada uma leitura necessária para quem quer ler A Torre Negra, Alê. Mas mesmo que não tivesse interesse na dita série fiquei bem instigada. Seus comentário, principalmente de que é notável a evolução de King nessa segunda obra, me deixaram muito curiosa. Certamente vou ler 'Salem. Ótima resenha.

Beijos!

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê!
Não sabia dessa ligação entra 'Salem e A Torre Negra. Assim como não sabia que esse era o segundo livro lançado do King.
Confesso que gosto mais do terror psicológico do que do terror em sim. Por isso, tenho certeza que vou gostar da leitura.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

Eduarda Rozemberg disse...

Eu não sei nem o que comentar sobre esse autor, só vejo comentários positivos, mas nunca li nada dele, embora morra de vontade. Imagino mesmo que o desenvolvimento seja impecável, além de que mesmo ele sendo muito bom, evoluiu ainda mais. Sou louca pra ler carrie, e caso eu goste, com certeza eu passarei para esse logo em seguida.
Um abraço!

http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

Na Nossa Estante disse...

Oi Ale

Não li nada do King ainda, infelizmente, só vi os filmes baseados nas obras dele. Bom saber da ligação dos livros e mesmo a premissa sendo simples, acho que King é sempre o cara e deve valer a pena conferir!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Carolina Garcia disse...

Oi, Alê!!!

Eu vi esse livro esses dias, mas a sinopse não me chamou tanto a atenção e acabei pegando Dr. Sono - fiquei super curiosa depois da sua resenha aqui.
Mas fico super feliz em saber que Salem é mais do que aparenta!! Vou colocar na lista para ler com certeza!!

Bjs!!

http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

Thalita Branco disse...

Olá Alê!
Tenho a edição antiga desse livro, li fz um tempão e lendo sua resenha percebi que não lembro de nada. Preciso reler! Estou empacada na Torre Negra. Ainda faltam dois livros para eu terminar.
Bjs

EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

Márcia Saltão disse...

Oi, Alê!
Ainda não li esse livro, mas como fã de King, claro que vou querer ler! Gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa para saber o desenrolar dessa história. Adoro a escrita do autor. Ainda li muito pouco dele, mas pretendo ler muitos outros livros e esse será um deles. Obrigada pela dica. Beijos.

Unknown disse...

Olá! Adoro livros que nos transportam e nos envolvem para dentro da estória! E king é mestre nisso! Fiquei bem interessada pelo livro, parabéns pela resenha!

beijos,
Jéssica - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

RUDYNALVA disse...

Alê!
Ler um suspense/thriller psicológico com pitadas de terror, escrito pelo mestre King, deve ser fantástico.
E se o final vem com adrenalina e reviravoltas, chama ainda mais a atenção.
Dizem que a série Torre Negra é muito boa, espero um dia poder lê-la também.
“A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

Unknown disse...

Oi, Alê, tudo bem?
Achei bem interessante a premissa de 'Salem, já ouvi falar dele algumas vezes e me interessei bastante. Sua resenha foi muito boa.
SK é um gênio. Ele consegue fazer o que poderia ser uma história simples e básica em um livro incrível.
Abraços!

-Ricardo, Blog Lapso de Leitura

Alana Gabriela disse...

Helloo, Alê! Tudo numa nice?!
Ah, eu nunca li nada do Stephen, comecei a ler o prólogo de A Torre Negra e o que el falava sobre a experiência da escrita, mas acabei colocando outras estórias como prioridade. Ainda assim, sendo o King tenho certeza que é surpreendente e uma boa leitura. Só não sei se começaria por essa obra, mas ainda esse ano pretendo ler alguma coisa do autor!!
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela

Caverna Literária disse...

Meu grande problema com o SK é justamente essas partes lentas de introdução/apresentação, acaba me desanimando em prosseguir, mas tenho muita curiosidade em ler Salem, uma obra que contem fatores obscuros e profundos que certamente promete uma grande história.

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

Adriana Holanda Tavares disse...

Stephen King é considerado o rei do terror e do suspense exatamente por manter esse clima das primeiras páginas até as últimas, sem sair do ponto em nenhum momento. Eu adoro cada livro que leio dele, a sensação é de que ele conhece nossos medos e anseios mais profundos. Eu não sabia que esse livro era a introdução para uma série, juro que se você não contasse eu passaria despercebida!

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Olá, Alê.
Tenho a obra, mas ainda não tive tempo de lê-la. De certa forma, sua resenha me fez sentir culpado por não ter dedicado ainda um tempo para realizar a leitura.
Já li Carrie e acredito que será bem interessante acompanhar esse crescimento e amadurecimento na escrita do King.
A premissa realmente não é tão maravilhosa, mas se tratando do King, é possível fazer um enredo maravilhoso com o mais básico.
Ótima dica.

Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

Andrea Barbosa disse...

OI..
Nao conhecia a obra,mas com sua resenha fiquei curiosa com a leitura ,nunca li nada do autor mas com certeza vou mudar isso lendo esse livro,gosto bastante de livros que te prende a cada pagina sem ao menos voce perceber.. otima resenha.
Um abraço e muito sucesso :)

Unknown disse...

Olá!
Stephen King é um dilema na minha vida, pois eu sempre leio resenhas de seus lançamentos e as vezes leio umas 3/4 vezes resenhas que já li, mas quando que eu compro o livro dele? Pois é!
Toda vez que eu vou comprar eu troco -.-
Mas enfim, eu amei a resenha, não tem como não amar né?
Obrigada!!!

Roberta Rodrigues disse...

Olá Alê! Stephen King tem o poder de nos transportar para os lugares e situações que cria e todos os livros que li dele são fantásticos. Esse está na minha lista e me empolguei ainda mais depois de ler sua resenha...

Grande abraço
http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

Ana I. J. Mercury disse...

Oi Alê,
esse é um dos livros que mais quero ler do King!
Adorei a resenha, parabéns!
Fiquei bastante curiosa, e acho que vou curtir bastante, principalmente porque este parece que não me deixará com tanto medo, rsrsrs
bjss

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger