domingo, 31 de dezembro de 2017

Especial de Fim de Ano - Parte 2

Está no ar mais um Especial de Fim de Ano no Além da Contracapa. Quem acompanha o blog há mais tempo, já sabe o que vem por aí. Para quem nunca viu os nossos especiais, eis uma breve explicação: todo ano, fazemos um especial dividido em três partes. Na primeira, comentamos como foram as leituras dos livros que, no especial do ano anterior, elegemos como as nossas maiores expectativas para esse ano. Na segunda, vocês ficam sabendo quais foram as nossas melhores leituras de 2017. Por fim, contamos para vocês quais os livros que estão no topo da nossa lista de desejados para 2018

Na segunda parte do especial deste ano, vocês podem conferir o nosso Top 3 Melhores Leituras de 2017.

Tormenta de Fogo Brandon Sanderson3º lugarTormenta de Fogo 


E pelo segundo ano consecutivo, Brandon Sanderson emplacou um livro nas minhas melhores leituras do ano. O que mais se destacou em Tormenta de Fogo, o segundo livro da série Executores, é como o autor conseguiu explorar todo o potencial do universo que criou, o que me deixou abismado com a complexidade da estória e com a genialidade de Sanderson. Mais uma vez preciso elogiar a narrativa que é envolvente a ponto de ser impossível largar o livro, especialmente no final, quando o ritmo se torna ainda mais acelerado. Já disse e repito: a série Executores certamente é uma das mais originais que tenho acompanhado nos últimos anos e Tormenta de Fogo provou que Sanderson é um dos mais relevantes autores de fantasia da atualidade. (Alê)

3º lugar: A Lógica Inexplicável da Minha Vida


Uma das minhas grandes expectativas literárias para 2017 (sobre a qual eu nem sabia muito a não ser o nome do autor) se revelou um livro sensível, por vezes melancólico, por outras engraçado e totalmente adorável sobre uma fase da vida em que nos questionamos sobre quem somos e quem queremos ser. Muito mais do que um Young Adult sobre autodescoberta e amadurecimento, “A Lógica Inexplicável da Minha Vida” envolve temas como amor, amizade, família e luto em uma história repleta de personagens cativantes passando por momentos com os quais qualquer leitor é capaz de se identificar. Por ter me feito, literalmente, abraçar o livro em alguns momentos, mereceu o terceiro lugar. (Mari)


Os Miseráveis Victor Hugo2º lugar: Os Miseráveis


Há anos eu desejava ler a obra-prima de Victor Hugo, sendo que o livro até mesmo entrou na minha lista de mais desejados de 2016. Por causa do tamanho, só consegui ler Os Miseráveis este ano e certamente foi um dos clássicos mais marcantes que já li. A estória de Jean Valjean, um homem que ficou preso por dezenove anos por roubar um pedaço de pão, mexeu comigo de uma forma que poucos livros conseguiram. Victor Hugo não poupa o leitor e testemunhamos a miséria dos personagens de perto, vendo como suas vidas vão degradando e como perdem sua humanidade. As vidas e estórias que se entrelaçam em Os Miseráveis são intensas e também nos fazem refletir sobre a sociedade em que vivemos, pois a pobreza e a miséria continuam sendo uma realidade. Entretanto, preciso fazer um registro: a partir da metade do livro, com a introdução de novos personagens e um novo pano de fundo, confesso que não senti a mesma conexão com a obra. Mas mesmo não tendo apreciado o livro em sua totalidade, a estória de Os Miseráveis é inesquecível, um verdadeiro “tapa na cara” e que certamente merece ser reconhecido com uma obra-prima da literatura universal.  (Alê)


2º lugar: Foi Apenas um Sonho


Um casal em crise. Essa é basicamente a premissa de “Foi Apenas um Sonho”, o que prova, mais uma vez, que não é uma premissa sensacional que dá forma a um livro sensacional e sim bons personagens e uma boa narrativa. E isso o livro de Richard Yates tem de sobra. O mais incrível é que tanto Frank quanto April não são personagens aos quais nos afeiçoamos. Não só nenhum deles é carismático o suficiente para isso como seus problemas são cotidianos demais. E é esse detalhe a chave para o brilhantismo do livro: Frank e April são pessoas comuns, com problemas comuns. Seus questionamentos, angústias e tristezas já estiveram em todos nós. Eles são um desastre como casal porque são, individualmente, desastrosos como pessoas - infelizes e frustrados – e não por grandes eventos. Isso não só dá aos personagens profundidade como dá intensidade e cada frase do livro parece ferver e transbordar. Por ter sido a leitura mais intensa e humana do ano, levou o segundo lugar. (Mari)

1º lugar: O Pacifista


A estória de Tristan — um jovem de 21 que sobreviveu ao front de guerra e não consegue enfrentar o passado — foi uma das mais emocionantes que já li, a ponto de me levar às lágrimas quando terminei a leitura. A trama é relativamente linear e não conta com grandes reviravoltas, mas os conflitos entre os personagens são tão reais e verossímeis que prendem totalmente a atenção do leitor. Boyne aborda com delicadeza a temática LGBT, porém, é impressionante sua capacidade de mostrar sentimentos de forma sútil. Vemos a todo o instante a culpa, o preconceito e a falta de aceitação, mas em nenhum momento o autor precisa verbalizar tais elementos. Outro aspecto que me chamou atenção é como o livro dialoga com a dualidade coragem/covardia, mostrando que todos são capazes de expressar tais atitudes. Em resumo, digo que Boyne acertou em cheio em todos os aspectos: dos personagens bem desenvolvidos a narrativa sensível e envolvente, além de uma trama bem amarrada. O Pacifista foi uma estória comovente e que certamente lembrarei por muitos anos. (Alê)


1º lugar: O Livro dos Baltimore


Com que frequência um livro corresponde a todas as nossas altas expectativas sobre ele? Mas aqui está: minha maior expectativa de 2017 se tornou, de fato, a minha melhor leitura do ano e me deixou sonhando com o próximo livro de Joël Dicker. Assim como os outros livros que entraram nesse top, “O Livro dos Baltimore” não tem uma premissa fantástica. É basicamente um drama familiar que flerta com o suspense, mas Joël Dicker tem o poder de construir suas tramas de um jeito que você simplesmente não sabe dizer porquê elas são tão boas, mas simplesmente não consegue desgrudar do livro (e mesmo quando desgruda, leva os personagens com você e fica pensando neles, porque eles se tornaram reais a esse ponto). A história da família Goldman, em especial dos primos Marcus, Woody e Hillel, e o misterioso Drama (assim mesmo, com D maiúsculo) que mudou a dinâmica da família é completamente envolvente, cheia de nuances e perspectivas. Um verdadeiro quebra-cabeças que é um prazer montar aos pouquinhos, entre idas e vindas do passado para o presente. Por ser, de longe, a leitura mais envolvente do ano, “O Livro dos Baltimore” ganha o primeiro lugar da minha lista.  (Mari)


38 comentários:

Ana I. J. Mercury disse...

Só livrões, hein!
Quero ler vários dessa lista, sem falta em 2018: Os miseráveis, O Pacifista e O Caso dos Baltimore.

Beijinhos e feliz ano novo!

Ludyanne Carvalho disse...

Que espetáculo essa capa de Tormenta de fogo!
A lógica inexplicável da minha vida está na minha lista para 2018, e fico feliz em saber que é uma história boa. A escrita do Benjamin é apaixonante.
Já pensei em ler Os Miseráveis, mas o tamanho me assusta e tenho medo de não gostar da escrita e da história e não conseguir concluir.
Interessante O pacifista, ainda não li nada do Boyne e espero fazer isso em 2018.

Beijos

Marta Izabel disse...

Oi, Alê e Mari!
Adorei mais esse Especial de Fim de Ano no Além da Contracapa. É que bom que vocês fizeram leituras bastante agradáveis! Também quero ler Os miseráveis não sei se ano vou conseguir mas vou tentar! E também quero muito adquirir os livros Coração de Aço, Tormenta de Fogo e A lógica inexplicável da minha vida pois estou bem curiosa para fazer essas leituras.
Bjos

Carolina Santos disse...

Oi feliz Ano Novo

Eu quero muito ler e ter essa edição dos Miseráveis da sahar Eu acho você tão linda mas o lado ruim é que ela é bem salgado o preço e o livro A lógica inexplicável da minha vida foi um dos melhores que eu vi esse ano

Thuanne Hannah disse...

Parecem ser ótimas escolhas! Ainda não li nenhum desses e confesso que a maioria nunca tinha ouvido falar. O livro dos Baltimore está na minha lista tem um tempinho, espero conseguir ler este ano!

Lana Silva disse...

Dos livros citados tenho interesse de ler apenas a obra LUGAR: A LÓGICA INEXPLICÁVEL DA MINHA VIDA, os outros livros não me despertam interessam, porém espero ler o livro que citei acima neste ano de 2018 espero não me decepcionar.

Sora Seishin disse...

Oi Alê e Mari!
Eu tenho muita curiosidade em ler os livros do Brandon Sanderson, e essa série que vocês comentaram é a que eu mais quero ler.

Feliz 2018!
Beijos,
Sora | Meu Jardim de Livros

Eliza Alvernaz disse...

Olá! Feliz Ano Novo!!!
Eu sou APAIXONADA nesse filme - doído - do Leo DiCaprio, "Foi apenas um sonho". Mas nunca li o livro. Esse é um dos casos que acabei vendo o filme antes e, apesar de ter amado, não quis ler.
Sou louca pra ler "Os Miseráveis". Enorme, né!? Só tem indicações incríveis sobre ele.
Adorei seu post!

Beijão
http://www.aquelaepifania.com.br/

Maurilei Teodoro disse...

Da lista li Tormenta de Fogo e O Livro dos Baltimore. Estão no pódio merecidamente com toda certeza !!

RUDYNALVA disse...

Alê e Mari!
Acompanhei o ano inteiro e pude ler as resenhas fantásticas dos livros escolhidos, parabéns!
Gostaria de poder lê-los.
Desejo uma semana abençoada e Um Novo Ano repleto de realizações!!
“O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

Alessandra Salvia disse...

Oi Ale e Mari,
Tenho uma amiga que leu Os Miseráveis em 2017 e disse que a experiência é ótima, preciso me dedicar a ele. Apesar que queria a edição física para ter uma sensação completa!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê e Mari!
Gente, necessito ler essa série do Sanderson. Tenho uns amigos que são loucos por ela!
Beijos
Balaio de Babados

ME Assessoria disse...

Que legal, amei o post :D

http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

Na Nossa Estante disse...

Oi pessoal! Eu adorei o especial de vocês! Ainda quero ler A lógica inexplicável da minha vida e Os miseráveis!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Nessa disse...

Oie
Não li nenhum dos livros citados, mas parecem ser ótimos livros. Preciso de tempo para ler tudo que eu quero.

Feliz Ano Novo.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Tony Lucas disse...

Oi, Alê e Mari! Tudo bem? Eu adoro esses especiais de final de ano, tanto é que já postei vários lá no meu blog. Sobre o top 3, eu não li nenhum livro, acreditam? Mas tenho muita vontade de ler algo do Dicker e do Sáenz.

Abraço

http://tonylucasblog.blogspot.com.br

Entre Histórias disse...

Oii meninas, amei ver essa lista de vocês, sempre acabo adicionando livros aos meus desejados, morro de vontade de ler Os Miseráveis, mas o tamanho me dá um medinho hahahahaha, nunca li nada do Brandon Sanderson, mas quero ler algo do autor esse ano.
- Beijos, Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Oie, Mari e Ale!

Que vergonha, não li nenhum desses livros hahaha mas já que ganharam posições tão boas, vou deixar as dicas anotadas. Feliz 2018 pra vocês!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

Felipe disse...

Oi meninas, tudo bem?
Adorei a seleção, ótimas dicas!!
Blog Entrelinhas

Unknown disse...

Oi pessoal, tudo bem?
Nossa adorei esse especial de fim de ano. As leituras de vocês foram incríveis, e despertou ainda mais minha vontade de ler miseráveis. Li A Lógica Inexplicável da Minha Vida e eu também amei, senti um misto de emoções enquanto lia este livro.

Gabriela CZ disse...

Não li nenhum deles, Mari e Alê. Mas todos estão na minha lista e acabaram de ganhar um reforço. Bom saber dos melhores de 2017.

Beijos!

MoonlightScribe44 disse...

Muğla
Samsun
Eskişehir
Sakarya
Kars
6H8E

EmberSolsticeX disse...

Bursa
Mersin
izmir
Rize
Antep
AXR

Christiee disse...

Denizli
Erzurum
Samsun
Malatya
Niğde
B17G4A

BinarySpecter007 disse...

görüntülüshow
ücretli show
2İD2T2

E3D2DSelena88BFC disse...

CF31F
Adıyaman Parça Eşya Taşıma
Bitlis Parça Eşya Taşıma
Ankara Lojistik
Ardahan Evden Eve Nakliyat
Van Evden Eve Nakliyat

2CB86Mitchell4A521 disse...

D09AB
Çankırı Evden Eve Nakliyat
Paribu Güvenilir mi
Sivas Lojistik
Yalova Şehirler Arası Nakliyat
Çerkezköy Korkuluk
Tokat Lojistik
Kars Lojistik
Tekirdağ Cam Balkon
Çerkezköy Kombi Servisi

A2028ArielleBF138 disse...

14CE4
Erzincan Şehir İçi Nakliyat
Bursa Şehirler Arası Nakliyat
Muş Şehirler Arası Nakliyat
Artvin Parça Eşya Taşıma
Eryaman Alkollü Mekanlar
Mardin Şehir İçi Nakliyat
Bartın Şehir İçi Nakliyat
Kucoin Güvenilir mi
Çanakkale Lojistik

EB8CBCorey664B6 disse...

A80F4
Keçiören Parke Ustası
Urfa Şehirler Arası Nakliyat
Yenimahalle Boya Ustası
Karaman Şehir İçi Nakliyat
Eryaman Boya Ustası
Karapürçek Fayans Ustası
Ünye Çelik Kapı
Yalova Evden Eve Nakliyat
Adıyaman Evden Eve Nakliyat

3FC83Amina2C157 disse...

64DA3
Çankaya Boya Ustası
Batıkent Fayans Ustası
Zonguldak Lojistik
Keçiören Fayans Ustası
Ankara Boya Ustası
Aydın Evden Eve Nakliyat
Sakarya Şehir İçi Nakliyat
Kırklareli Parça Eşya Taşıma
İstanbul Şehir İçi Nakliyat

256D6Kenia9958E disse...

34420
Çanakkale Parça Eşya Taşıma
Balıkesir Şehir İçi Nakliyat
Aksaray Parça Eşya Taşıma
İzmir Lojistik
Aydın Evden Eve Nakliyat
Afyon Şehir İçi Nakliyat
Malatya Şehir İçi Nakliyat
Niğde Şehirler Arası Nakliyat
Kocaeli Evden Eve Nakliyat

72EEBTraci75412 disse...

31FDC
Gümüşhane Lojistik
Tokat Lojistik
Maraş Parça Eşya Taşıma
Trabzon Şehir İçi Nakliyat
Silivri Fayans Ustası
Ordu Evden Eve Nakliyat
Karapürçek Boya Ustası
Gate io Güvenilir mi
Bitget Güvenilir mi

3CB49Jaylee4F06D disse...

DD018
Tokat Evden Eve Nakliyat
anapolon oxymetholone
Kars Evden Eve Nakliyat
Silivri Duşa Kabin Tamiri
Kütahya Evden Eve Nakliyat
order testosterone propionat
steroid cycles
boldenone
buy sarms

8B3DDSarah50288 disse...

DB746
referans kodu %20

26C34KileyC6796 disse...

AB1E1
samsun canlı sohbet odası
malatya görüntülü sohbet uygulamaları ücretsiz
karaman canlı görüntülü sohbet uygulamaları
görüntülü sohbet sitesi
antep sesli sohbet siteler
elazığ görüntülü sohbet uygulama
Niğde Telefonda Kızlarla Sohbet
Hakkari Bedava Görüntülü Sohbet Sitesi
mobil sohbet siteleri

8BE52Nicole3573E disse...

ABD03
afyon sohbet siteleri
istanbul telefonda sohbet
Rastgele Canlı Sohbet
Batman Sohbet Siteleri
mersin parasız görüntülü sohbet uygulamaları
rastgele sohbet siteleri
düzce en iyi rastgele görüntülü sohbet
kırşehir canlı sohbet ücretsiz
elazığ rastgele görüntülü sohbet uygulamaları

08C8CBenton05C4C disse...

6C420
Sohbet
Tiktok Beğeni Hilesi
Twitter Retweet Satın Al
Facebook Takipçi Hilesi
Okex Borsası Güvenilir mi
Tiktok Takipçi Hilesi
Binance Referans Kodu
Binance Referans Kodu
Fuckelon Coin Hangi Borsada

859DFTarynCAFB1 disse...

7F524
Telegram Görüntüleme Hilesi
Osmo Coin Hangi Borsada
Alyattes Coin Hangi Borsada
Kripto Para Nasıl Üretilir
Youtube Abone Hilesi
Onlyfans Takipçi Satın Al
Telegram Abone Hilesi
Soundcloud Beğeni Satın Al
Sohbet

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger