terça-feira, 15 de maio de 2018

[Histórias de Adolescentes] para quem não gosta de [Histórias de Adolescentes]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou a coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

Nem todo leitor gosta de livros protagonizados por adolescentes. Talvez porque a maioria deles envolva intrigas românticas e corredores de colégio. Mas nessa coluna selecionamos três livros que vão fazer você mudar de ideia sobre os jovens. 
Ok, a lista abre trapaceando um pouquinho. Não são exatamente adolescentes, mas sim crianças de 5 a 13 anos. Mas, acredite, são tantas as interpretações para a história desse grupo de meninos que sobrevive a um acidente de avião e passa a viver como selvagens em uma ilha deserta, que o menos importante é a idade deles. Ao seguir seus instintos mais primitivos, eles se assemelham mais a adultos inescrupulosos e violentos do que a crianças inocentes em idade escolar. Uma história atemporal que rende inúmeras interpretações (e resenhas gigantescas!), seja pelo ângulo político, religioso, filosófico ou, simplesmente, literário.


Precisamos falar sobre o Kevin

Minha melhor leitura de 2016 é um livro para aqueles de estômago forte. Sim, Kevin é um adolescente. Sim, o cenário de suas ações são os corredores da escola. Mas a esperança de que Kevin seja um adolescente normal pára por aqui. Nessa história, sua mãe avalia toda a trajetoria de vida do filho que, aos 16 anos, abriu fogo no colégio, matando 9 pessoas. Um dos personagens mais essencialmente perversos que já conheci, Kevin protagoniza uma história chocante e inesquecível. Para quem gosta de um bom thriller e não tem medo de se decepcionar com a humanidade.

Laranja Mecânica

Este clássico distópico, que inspirou o filme homônimo de Stanley Kubrick, conta a história de Alex: o cabeça de uma gangue de adolescentes que comete atos de violência aleatórios. Estupros e roubos são a maneira como se divertem noite após noite, até que Alex é preso e passa por um tratamento para deixá-lo avesso à maldade, experimentando outro tipo de violencia. Indo além da história que está sendo contada, há também o impacto do Nadsat, lingua utilizada por Alex e seus amigos, que a princípio causa estranhamento e confusão, mas posteriormente nos faz sentir parte daquele mundo. Uma leitura densa que leva o leitor a refletir sobre a sociedade em que vivemos, o que aceitamos, as escolhas que fazemos e os fins que, nem sempre, justificam os meios.






13 comentários:

Daiane Araújo disse...

Oi, Mari.

Apesar de querer ler vários livros jovem adulto, confesso, sou uma dessas pessoas que têm ressalvas em relação à livros com adolescentes. Já imagino isso que você falou mesmo.

Ludyanne Carvalho disse...

Eu amo livros de adolescentes, os famosos YA's.
Mas preciso confessar que não li esses da lista; e não me chamam tanta atenção.

Beijos

Blog Livros e Ideias da Drica disse...

Oi, Mariana!

Olha, eu sou o tipo da leitora que gosta de quase todos os gêneros, há alguns anos atrás eu não tinha ainda dado chances aos romances hot e distopias. Mas, desde o ano passado que eu venho incluindo um e outro para diversificar minha listinha.
Distopia não é o meu forte, hot também não, mas em julho de 2017 li Senhor das Moscas e gostei muito. A história é impactante! Já tinha lido antes, o Laranja Mecânica e também gostei. São histórias muito impactantes e duras, mas muito bem escritas! Estou me preparando agora para ler sua terceira dica que foi o livro "Precisamos falar sobre o Kevin", todo mundo que lê diz que é forte demais, não sou muito sensível de não ler, mas tenho lido muita coisa difícil. Mas, talvez, esse ano dê uma chance ao livro! Vamos ver!
Um grande abraço!
Drica.
https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

Maah disse...

Oi Mari.
Eu adorei as recomendações, eu particularmente gosto bastante de livro com personagens adolescentes, apesar de que em algumas leituras eles me dam nos nervos com os mimimi.
Enfim, um livro que eu quero muito ler é: PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, a premissa é bem interessante, apesar de triste, afinal, ele abriu fogo dentro de uma escola, por outro lado, tenho curiosidade em saber o que levou o personagem a fazer isso, por isso, pretendo ler o livro com certeza, espero ter estômago para isso também.
Bjs.

Gabriela CZ disse...

Todos estão na minha lista, Mari! Só encaixaria Por Lugares Incríveis nessa categoria. Ótimo post.

Beijos!

Helena Carvalho disse...

Olá Mari!

Amei o título do post hahaha
Adoro esse estilo de livro, tem um que é parecido com O Senhor das Moscas em alguns aspectos, que é o Fábrica de Vespas do Iain Banks, não sei se já leu, mas recomendo bastante.
Gostei muito do filme Precisamos falar sobre o Kevin e pretendo ler o livro logo, mas ainda não tive oportunidade, sobre Laranja Mecânica é o mesmo caso.
Beijos!!!

Nessa disse...

Oie
Eu eu leio de tudo um pouco, mas eu prefiro os romances. Mas às vezes é bom mudar e ler algo diferente ou mais denso. Gostei das dicas e não li nenhum dos livros citados. Sempre tive curiosidade para ler Laranja mecânica.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

RUDYNALVA disse...

Mari!
Li apenas Laranja mecânica e é tão intenso que nem parece ser adolescente, não é?
Os outros ainda não li mas anotei aqui.
Valeu as dicas.
Maravilhoso final de semana!
“Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta. “(Ernest Hemingway)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Giovanna Talamini disse...

An-nyong-se-ha-yo!
AAA eu tenho muito interesse em ler e ver o filme do Laranja Mecânica. E eu PRECISO do livro do Precisamos Falar Sobre o Kevin. Vi o filme e confesso que é um dos meus favoritos. Vi antes de saber que tinha um livro, e já fiquei apaixonada. Espero adquirir ele em breve! Amo histórias com temas psicológicos.

Nicole Longhi disse...

Ameeei a ideia dessa coluna!
Eu tive como filme obrigatório Precisamos Falar Sobre o Kevin na matéria de psiquiatria na faculdade, então claro que li o livro antes e foi uma das minhas melhores leitura da vida!
Laranja mecânica também tive que ler na facul, e eu adorei!
O senhor das moscas ainda não tive oportunidade.

beijinhos
She is a Bookaholic

Luana Souza disse...

Que bacana essa coluna, adorei a ideia. Eu não gostava de ficção/fantasia e após ler a trilogia Corte de espinhos e rosas fiquei extremamente encantada pelo gênero e abri a mente pra varias outras leituras. Não li nada dessa lista mas fiquei curiosa por O senhor das moscas.

Ana I. J. Mercury disse...

Oi Mari,
gostei muito da lista, são livros que já tenho interesse há alguns anos, mas confesso que tenho medo de lê-los, pois parecem ser bem fortes e violentos kkkkkkkkkk
bjss

Marta Izabel disse...

Oi, Mari!!
Adoro essa coluna “[...] para quem não gosta de [...]”, não é que não goste só não li muitos livros como adolescente, mas fiquei muito curiosa com o livro Precisamos falar sobre o Kevin.
Bjos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger