sexta-feira, 24 de agosto de 2018

RESENHA: O Ladrão de Raios

O Ladrão de Raios Percy Jackson
Começo esta resenha dizendo que sim, tenho consciência de que estou alguns anos atrasados. Após anos de muita curiosidade, consegui vencer o meu receio em iniciar mais uma série e finalmente conferi o primeiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos.

Percy Jackson é um garoto de doze anos com dislexia e déficit de atenção, que passou por seis escolas nos últimos seis anos. De alguma forma, ele é um imã para problemas e enrascadas improváveis. É então que ele descobre que os deuses gregos não são apenas mitos, sendo ele mesmo filho de um deles. E pior: sua primeira missão será recuperar o raio-mestre de Zeus, antes que uma guerra entre as divindades coloque a humanidade em risco. 

O Ladrão de Raios é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, e o texto de Riordan é extremamente fluído e bem humorado. Além disso, o livro é dinâmico e conta com um bom ritmo, o que deixa o leitor envolvido com a estória do primeiro ao último capítulo. 

Percy é aquele herói improvável com o qual todos se identificam. Longe de ser perfeito, mas com o coração no lugar certo, sempre pronto para agir, mesmo que muitas vezes por impulso e sem pesar as consequências. Além de esbanjar carisma, a narrativa em primeira pessoa foi a chave para que o leitor criasse uma conexão quase que instantânea com o protagonista

Eu trouxe você para um destino de herói, e um destino de herói nunca é feliz. Não passa de um destino trágico.” (RIORDAN, 2014, p. 356)

Um dos aspectos que sempre me chamou atenção nos livros escritos por Riordan era a abordagem da mitologia com pano de fundo de suas obras. E tendo lido O Ladrão de Raios, reconheço que é preciso tirar o chapéu para o autor por sua criatividade: Riordan explora a mitologia grega, mas também a mescla com elementos do século XXI.

Como esperado de um livro infanto-juvenil de fantasia, O Ladrão de Raios conta com alguns clichês do gênero: um grupo de amigos, a figura do mentor, a missão do escolhido, os poderes do antagonista, e assim sucessivamente. Entretanto, tais clichês não ofuscam a originalidade da estória. 

Admito que já havia assistido ao filme há alguns anos, e mesmo sabendo quais seriam os rumos da estória, não perdi o interesse na leitura em nenhum momento. Creio que por causa deste fator também achei o final do primeiro livro um pouco previsível. 

Também é preciso dizer que O Ladrão de Raios não apenas tem uma estória própria, com início, meio e fim; mas também serve como um excelente livro introdutório para a série, apresentando não apenas personagens, cenário e universo, mas também deixando ganchos promissores para as continuações. 

Minha expectativa era encontrar uma leitura leve, divertida e descompromissada, e foi exatamente isso que encontrei em O Ladrão de Raios

Título: O Ladrão de Raios (Percy Jackson e os Olimpianos)
Autor: Rick Riordan
N.º de páginas: 385
Editora: Intrínseca

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

13 comentários:

Tamires Marins disse...

Olá, Alê

Eu também assisti ao filme alguns anos, porém, ao contrário de você, não me interessei pelo livro. Com o passar dos anos, vendo que o autor não desapega, que só vai lançando livros e mais livros, fazendo crossovers e afins, só contribui ainda mais com meu desinteresse. Entretanto, acho bacana o fato do personagem ter déficit de atenção e dislexia, visto que jovens que são o público-alvo às vezes sofren com preconceito e se ver representado em um livro com tantas aventuras deve ser muito bacana.
Espero que siga curtindo a série! :)

Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com

Ludyanne Carvalho disse...

Essa série 💖
Tem quase uma década que li 😲 e que leitura incrível.
Quero muito reler, me despertou tantas sensações e quero ver como será depois de tantos anos.

Beijos

Gabriela CZ disse...

Adoro essa série, Alê! Realmente a criatividade do Riordan é incrível, e creio que o fato de ter sido professor de história tenha ajudado bastante. Me sinto devendo a mim mesma seus outros livros, e asseguro que não se arrependerá de continuar com essa série. Ótima resenha.

Beijos!

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê!
Amo a escrita do Riordan, como ele consegue misturar mitologia com atualidade e resultar em algo incrível.
Beijos
Balaio de Babados
Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

Lincoln disse...

Boa... prometi para minha melhor amiga um dia ler a saga dos Olimpianos e até comprei o livro 2, Mar de Monstros mas ainda não estou em tempo de mergulhar. Que bom que gostou! Isso só reforça meu interesse futuro no book.
Sobre a narração em 1a. pessoa, super curti, pq estou escrevendo um livro tbm em primeira pessoa e estava um pouco inseguro quanto a isso, pois pode gerar monotonia e creio que seu post me ajudou a ter mais confiança no estilo. Valeu!

www.RapeizeDinamica.biz | @english.tips.br

Carolina Santos disse...

A última vez que eu e Esse filme foi a anos atrás é simplesmente é uma das séries que eu mais amo só perde para Harry Potter e Senhor dos Anéis mas infelizmente ainda não li e séries derivadas do Rick Riordan

Caverna Literária disse...

Oi, Alê!

Ninguém consegue resistir à escrita do tio Rick né? Eu também tinha muito receio porque mitologia nunca foi algo que me interessou muito, mas depois que a Leeh aqui da Caverna literalmente me obrigou a ler, eu não consegui largar mais os livros dele, são simplesmente sensacionais. Fico feliz de a sua experiência ter sido boa com a obra!!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com/

Teca Machado disse...

Oi, Alê!
Eu amoooo essa série.
Comecei a ler há muitos anos, na época que lançou no Brasil e fiquei apaixonada.
E a série de livros vai só melhorando, a medida que eles crescem e amadurecem. E depois da série Os Olimpianos tem a Heróis do Olimpo, que é uma continuação, mas com mais personagens e mitologia romana, onde os dois núcleos se mesclam. E tem ainda a série do deus Apolo, que é excelente, e a de mitologia nórdica.
Todas continuam criativas, divertidas e ensinam mitologia.
Tio Rick é maravilhoso e é impossível não se render. E eu sou apaixonada de verdade pelo Percy!
<3

Beijoooos

www.casosacasoselivros.com

RUDYNALVA disse...

Alê!
Todos os livros do autor são bem escritos e trazem uma fantasia bem elaborada.
O livro é carregado de ação, mistérios e perigosos, bem a contento para a faixa etária que foi escrito.
cheirinhos
Rudy

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Ainda não li essa série mas ainda quero ler.
Me interesso muito em livros que tem mitologia, poderes, mistérios, investigação entre outros.
Beijos!

Ana Paula Santos Moreira disse...

Nunca li o livro, mas assisti ao filme. O que mais gosto é a mitologia envolvida, para mim é fascinante. Mas para o livro, acho que teria uma dificuldade para terminar.

Ana I. J. Mercury disse...

Oi Alê,
eu li Percy Jackson e os olimpianos faz 4 anos e amei, mas quando fui reler no começo desse ano, achei bobinho e parei kkkkk
Mas o primeiro livro sempre foi meu preferido, quando li a primeira vez achei bem divertido e muito gostoso de acompanhar.
o Percy tem um humor da hora kkkk
bjss

Carolina Santos disse...

Infelizmente só vim ler essa série do Rick Riordan depois de já ter assistido os filmes que fizeram que são completamente uma grande decepção tanto que quando eu terminei de ler esse livro e fiquei gente sério mesmo que esse livro deu origem aquele filme não pode ser a história completamente diferente mas estou apaixonada por mitologia grega e fiquei encantada com Universo de Percy Jackson

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger