terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

RESENHA: À Primeira Vista

a primeira vista levithan
Mark e Kate são colegas de escola e apesar de sentarem um ao lado do outro na aula de cálculo, nunca trocaram mais do que uma palavra. Isso muda quando eles se encontram em uma festa durante a semana do Orgulho LGBT, e logo descobrem que a amizade não se define pelo tempo que você conhece alguém.

Livros que contam estórias LGBT tem a tendência de explorar temas como preconceito e aceitação, o que é compreensível visto que estes assuntos são vivenciados com frequência pelos membros desta comunidade. No entanto, o grande diferencial de À Primeira Vista é justamente este: trata-se de uma estória com protagonistas que se aceitam e que vivem suas vidas sem grandes dramas causados por sua orientação sexual. 

Outro aspecto que merece destaque é que À Primeira Vista, ao contrário da maioria dos livros Young Adults, enfoca em uma estória sobre o poder da amizade. É claro que também há romances, desencontros e desentendimentos, mas o cerne da obra diz respeito ao fato de como podemos impactar a vida dos nossos amigos e de como somos impactados por eles.

Apesar da amizade entre Mark e Kate surgir de uma forma absurdamente inesperada, os autores conseguiram construir um laço profundo e verdadeiro entre eles. Assim, não causa espanto perceber que o apoio que cada um representa para o outro é fundamental para que eles sigam sua vidas em momentos tão delicados. 

“A maioria das vidas é longa, e a maioria das dores é curta. Os corações não se partem de verdade; eles sempre continuam batendo.” (LEVITHAN; LA COUR, 2017, livro digital)

Os capítulos são alternados entre os pontos de vista de Mark e Kate e cada um explora arcos distintos: Mark não sabe como lidar com a paixão que sente por seu melhor amigo; já Kate se sente insegura em relação a seu futuro e a uma garota que deseja há anos, mas agora se vê sem coragem para dar o próximo passo. 

Admito que me envolvi mais com a estória de Mark, pois achei esta parte um pouco mais madura e verossímil. Já a estória de Kate, mesmo tendo suas qualidades, me incomodou por ter alguns detalhes mais forçados e, principalmente, por sua personalidade um pouco infantil. Sinceramente, foi difícil acreditar que algumas de suas atitudes correspondiam com a sua idade. 

Além da estória ser muito envolvente, a narrativa de Levithan e La Cour é extremamente fluída, de modo que é difícil interromper a leitura. Outro aspecto que merece destaque são as reflexões sobre relacionamentos, de todos os tipos, bem como sobre as incertezas do futuro.

À Primeira Vista não é apenas uma celebração sobre a amizade, mas também uma celebração sobre ser LGBT. Apesar de alguns clichês, À Primeira Vista é o tipo de livro que aquece o coração e nos deixa com um sorriso no rosto. 

Dados da edição física
Título: À Primeira Vista
Autores: David Levithan e Nina La Cour
N.º de páginas: 294
Editora: Galera Record 

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

5 comentários:

Rubro Rosa disse...

Primeira vez que vejo e leio algo sobre este livro. Como é gostoso ver que livros com esta temática vem chegando com mais facilidade às mãos dos leitores.
Antes era tudo um tabu que dava medo. É preciso que venham mais e mais!
Ainda mais se sai um pouco do foco da aceitação, do se descobrir. Mas que parte para além disso. Amizade e cumplicidade.
Esse se aceitar do jeito que é e fazer disso não somente uma bandeira,mas sim, uma vida e ponto final.
Com certeza se tiver oportunidade, quero muito conferir a história dos personagens!
Beijo

Ludyanne Carvalho disse...

Li poucos livros do David, mas gosto bastante da escrita dele, ainda mais quando é em conjunto com outra autora.
Esse livro parece muito fofo, amo quando mostram o poder da amizade.

Beijos

Gabriela CZ disse...

Ainda não conhecia esse livro, Alê. Parece uma história bonita, e gosto de tramas que envolvam amizade. Quero ler. Ótima resenha.

Beijos!

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Ainda não conheço a escrita dos autores, estou feliz que agora tem bastante livros que abordam o tem LGBT.
Gostei que a trama envolve duas pessoas estranhas que do nada se tornam amigos, conhecemos cada um pelo seu ponto de vista.
Espero ter oportunidade para ler, beijos!

Ana I. J. Mercury disse...

Não conhecia esse livro, mas achei fofinho, parece legal.
Pelo jeito não traz tantas questões e emoções relacionado ao drama e preconceito vividos pelas pessoas LGBT, mas fala sobre a amizade e a importância dela em nossa vida.
vou querer ler!
bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger