sexta-feira, 31 de maio de 2019

Lista de Releituras #15

Um drink antes da guerra - Patrick Kenzie - Angela Genaro - Dennis Lehane
Título: Um drink antes da guerra

Autor: Dennis Lehane

Sinopse: Dennis Lehane estreou no gênero policial com Um drink antes da guerra, romance em que os leitores são apresentados a uma formidável dupla de detetives: Patrick Kenzie e Angie Gennaro, versão mais neurótica do par Nick & Nora, de Dashiell Hammet, de quem Lehane herdou a agilidade para narrar cenas de ação e a crítica aguda às imbricações entre crime e poder. Nesta história, Kenzie e Gennaro são contratados para descobrir o paradeiro de Jenna Angeline, faxineira do gabinete de um senador. Jenna teria roubado certos documentos que conteriam subsídios importantes para um projeto de lei polêmico, segundo o qual as gangues seriam qualificadas como "terrorismo de rua" - verdadeiro rastilho de pólvora para as relações raciais tensas de Boston. Ao descobrir que a faxineira tem ligações com os líderes de grupos rivais no gueto negro, Kenzie e Gennaro serão atirados no fogo cruzado de uma violenta guerra urbana. E, entre conflitos raciais, escândalos sexuais, tráfico de drogas e práticas políticas mais que duvidosas, terão de descobrir o que fazer com sua relação intensa de amizade e paixão.

Ocasião da primeira leitura: 2012

Por que está na lista de releituras: Porque na ocasião da primeira leitura, vários fatores interferiram para que eu não gostasse muito deste que é o livro de estreia de um dos meus autores favoritos.

Comentários: Descobri Dennis Lehane por acaso em um sebo. Na ocasião, o livro que caiu em minhas mãos foi “Apelo as Trevas”. Sabendo se tratar do segundo livro de uma série, tentei localizar o primeiro e o encontrei online, mas eis que minha leitura de “Um drink antes da guerra” foi toda errada.

Para começar, descobri que sou o tipo de pessoa que não se concentra lendo ebooks. Eu gosto de folhear as páginas, sentir o papel em minhas mãos. A tela, para mim, é sinônimo de algo rápido, que não exige grande concentração. Além disso, comecei a leitura em um ambiente que também não contribuiu em nada: um ônibus barulhento. Não me entenda mal. Não sou uma daquelas pessoas que precisa se isolar para ler. Para mim, qualquer lugar é lugar. Mas já aprendi que a maneira como inicio a leitura vai definir muito da minha experiência com o livro. Por essa soma de fatores, em nenhum momento cheguei a mergulhar totalmente em “Um drink antes da guerra”.

Confesso também que impliquei um pouco com Patrick Kenzie por enxergar nele muito de Philip Marlowe, detetive que eu adoro criado por Raymond Chandler, mas sem que nele houvesse o carisma de Marlowe.

Ainda assim, a coragem de Lehane em explorar o que de pior há no ser humano fizeram com que eu investisse em outros livros dele. O resultado: hoje ele é um dos meus autores favoritos. Daqueles que leio dispensando sinopses. Por isso, nada mais justo que adar outra chance a “Um drink antes da guerra”, em especial porque hoje vejo Patrick com outros olhos e reconheço nele um personagem extremamente humano que tenta fazer o correto em um mundo em que a crueldade, muitas vezes, prevalece.

A série detetivesca Patrick Kenzie e Angela Genaro conta com seis livros, dos quais li três até o momento. Os demais estão na lista de leituras (sendo um deles um dos meus mais desejados para o ano de 2019). “Um drink antes da guerra”, na de releituras.


5 comentários:

Ana I. J. Mercury disse...

Que postagem legal, Mari!
Concordo com você, a experiência de leitura atrapalha um pouco na nossa leitura, se vamos gostar ou não, e reler é muito bom, pois estamos mais maduros e conseguimos ter uma experiência mais aguçada!
bjs

Rubro Rosa disse...

Eu acho que cada leitura seja única, mas também única para aquele momento que estamos vivendo. Há livros que não funcionam e é preciso deixar um tempo ali, para depois se dar uma nova chance a eles.
Conheço pouco demais do trabalho do autor, mas ele realmente está entre os mais intensos e queridos e quero muito poder dar uma conferida nesta saga!!!
Beijo

Ludyanne Carvalho disse...

Que legal esse post de releituras!
Eu amo reler, mas dou preferência para os livros que já conquistaram meu coração. Apesar que ultimamente não estou tendo a chance de reler alguns livros.

Não conheço esse livro, mas espero que essa nova experiência seja melhor que anterior.
Concordo com você em relação ao e-book, faz muita diferença pra mim.

Beijos

Luana Martins disse...

Oi, Mari
Que legal esse post sobre releituras, não tenho Kindle as vezes leio pelo computador. Mas prefiro o livro físico também, concordo com você tem lugares que as vezes fica complicado ler e também depende muito do dia, do meu humor também, porque tudo colabora para atrapalhar.
Nunca li nada do autor, quero muito conhecer os livros. Essa capa esta maravilhosa.
Beijos

Gabriela CZ disse...

Não conhecia, Mari. Agora quero ler a série toda. Ótimo post.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger