segunda-feira, 22 de julho de 2019

[Ficção científica] para quem não gosta de [ficção científica]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou a coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

Ficção científica é um gênero que foi ignorado e desprezado por muitos anos, por ser considerado uma literatura de qualidade inferior pelos críticos. Porém, a realidade não poderia ser mais diferente, pois a ficção cientifica tem algo a oferecer para todos os tipos de leitores. 

Kindred - Laços de Sangue

Um dos meus livros preferidos parte de uma premissa que já é clichê quando se fala em ficção científica: viagem no tempo. Dana é uma jovem negra que volta no tempo, parando em Maryland antes da guerra civil e embarcando em uma vida de escravidão. Octavia Butler não apenas faz um trabalho sensacional na composição dos personagens, como também surpreende pela profundidade da obra. A jornada de Dana é tão intensa e impactante que nos faz refletir sobre temas como justiça, preconceito e liberdade, indo muito além de uma simples exploração das consequências que uma viagem no tempo podem causar. 


Guerra do Velho

O primeiro livro da série de John Scalzi é um banho de criatividade. Homens e mulheres podem se alistar no exército das Forças Coloniais de Defesa ao completarem 75 anos, quando partem para uma estação espacial. Exploração do universo e o embate com raças alienígenas podem não ser novidades, mas o grande diferencial de Guerra do Velho é o ritmo frenético. Scalzi criou um mundo extremamente original, do qual extrai até a última gota, e conta esta estória de uma forma tão envolvente que interromper a leitura se torna uma tarefa impossível. 



Estranho numa terra estranha

Um dos maiores clássicos da ficção científica também é uma das maiores provas de que a ficção científica pode ser densa, complexa, instigante e desafiadora. Michael é um humano nascido em Marte, criado por marcianos e que retorna à Terra com trinta anos. A partir de uma premissa simples - um homem que não sabe o que significa ser humano -, Robert Heinlein consegue criticar diversos aspectos da nossa sociedade. Assim, ao mesmo tempo que explora uma estória cheia de potencial, Heinlein também nos faz olhar de formas diferentes para a vida que vivemos e como a vivemos. No entanto, faço uma ressalva: mesmo sendo genial, o autor errou em alguns momentos, deixando explicito um preconceito que sequer combina com o teor liberal do livro. 


12 comentários:

Rubro Rosa disse...

Kindred!!! Nossa, dei até aquela virada de pescoço para ver ele ali na estante! Uma história ímpar e revela as letras da Octávia de uma forma incrível.
Bem...ficção científica nunca foi meu forte. Me perco inteira em enredos mais densos, complicados, viagens no tempo, espaço e afins.
Mas me permito aventurar em alguns livros sim. Dos citados, só li Kindred. Mas sou doida para conferir A Guerra do Velho(que foi e ainda é elogiado demais)
E Estranho Numa Terra Estranha eu admito que não conhecia, mas já quero!!!
Beijo

Eliana Cerqueira disse...

Oi, Alê!
Não tenho o costume de ler muitos livros de ficção científica e não conhecia nenhum dos títulos mencionados, mas a premissa de Kindred me deixou interessada.

Beijos
Eliana
construindoestante.blogspot.com

Alison Teixeira disse...

Olá Alê!
Ficção científica é um gênero que eu estou tentando explorar mais, logo aprecio muito essas dicas de leitura. Entre os três, gostei bastante da premissa de Kindred, e considerando que a autora é um grande nome da literatura, a obra com certeza deve exceder em qualidade. E espero que essa pequena ressalva de Um Estranho Em Uma Terra Estranha não desmereça a história, que parece ser bastante reflexiva e filosófica.
Beijos.

Ludyanne Carvalho disse...

Eu não curto ficção científica, confesso, mas tenho vontade de ler algo da Octavia de elogiada que é.

Beijos

Rayssa Bonai disse...

Olá! Adoro essa coluna! ♡ Eu não leio muito ficção cientifica, mas adoraria explorar mais o gênero. Obrigada pelas indicações!
Kindred chamou muito minha atenção por se tratar de viagem no tempo, adoro essa temática seja em livros, filmes, séries. Os temas que Octavia Butler nos faz refletir através da jornada de Dana parecem ser um diferencial dentro dessa temática e torna a história marcante, com certeza vou querer ler! ♡
Sobre Guerra do Velho eu já tinha ouvido falar, estou ansiosa para conferir a criatividade do autor ao criar um mundo tão original.
Ainda não conhecia Estranho numa terra estranha, mas achei interesse a mensagem que ele passa ao nos fazer olhar de formas diferentes para nossa vida.
Beijos! ♡

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Realmente, não costumo mesmo ler ficção científica, pois alguns livros desse gênero, só de ler resenhas sobre, fiquei confusa. Era muita informação ao mesmo tempo.
Mas acho que Kindred pode muito bem tirar esse medo da ficção científica, já que já ouvi falar bem sobre ele e por se tratar de viagem no tempo, algo que adoro. É triste que a personagem vá para uma época onde a escravidão ainda se fazia presente.
Também me interessei por Estranho numa terra estranha. Gostei que no livro o autor faz críticas a nossa sociedade e o fato do personagem viver em Marte.
Beijos ❤

Evandro Atraentemente disse...

Bom, eu já adoro ficção científica, mas concordo plenamente com tudo isso em relação a gêneros literários. Eu tenho meus preferidos, claro, mas evito torcer o nariz para todo livro simplesmente levando em consideração o estilo. Muitos autores realmente nos surpreendem. Dos livros mostrados, eu só conhecia o primeiro.

Nil Macedo disse...

Eu não sou de ler muito ficção científica porque sempre acho que vai ser uma leitura difícil de ser feita. Agora, com essas três indicações, vou procurar para poder ver se gosto mais do gênero e me aprofundo mais ainda nesse tema. Gosto de viagem no tempo então acho que já estou a um passo que gostar muito de ficção científica.

Naiara Fidelis da Silva disse...

Ficção científica é um gênero que eu estou começando a adorar, estou com os dois primeiros livros desta lista em casa para ler e estou com muita curiosidade.Tem vários livros da Butler que quero ler e só vejo comentários positivos.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Não leio muito ficção científica, mas estou acompanhando muitas resenhas de diversos livros do gênero estou ficando bem curiosa para começar explorar.
Obrigada pelas dicas, adoro esse postado. O último livro não conhecia.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Aii Alê obrigada pelo post, preciso ler ficção científica em setembro para um desafio literário e já tava pirando kkk não conheço nada do gênero kkk
Vou procurar todos,principalmente da Octavia Butler, pois sempre leio ótimas resenhas dos livros dela.
Bjs

Gabriela CZ disse...

De longe um dos meus gêneros favoritos. Desses só li A Guerra do Velho, por indicação sua a propósito, Alê. E quero muito ler os outros dois. Ótimo post.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger