quinta-feira, 26 de setembro de 2019

O que é ir Além da Contracapa?

Quando batizamos o blog de Além da Contracapa, tínhamos consciência que o nome carregava uma responsabilidade. Para nós, “ir além da contracapa”significava escrever resenhas que nunca fossem um mero resumo da trama, mas que se aprofundassem nos mais diversos aspectos das obras (narrativa, personagens, desenvolvimento) e onde as nossas observações e constatações fossem mais importantes que meros “bom” ou “ruim”, “gostei” ou “não gostei”. Assim, nosso leitor teria a oportunidade de decidir, com base nas suas próprias preferências, se os aspectos que estávamos ressaltando lhe despertavam, ou não, interesse pela leitura. 

Ao longo desses oito anos,“ir além da contracapa” foi se tornando mais do que isso. Aos poucos, percebemos que o conceito que colocamos no nome do blog não se referia apenas à maneira de escrever as resenhas, mas também ao aspecto mais importante de todos: o ato da leitura.

Mas então, o que significa “ir além da contracapa” em uma leitura? Para nós, significa mergulhar inteiramente nela, ir além de folhear as páginas para descobrir o desfecho da história e sim aproveitar tudo que ela tem para oferecer, independente do gênero. Por isso, selecionamos alguns aspectos que hoje acreditamos nos levarem além da contracapa enquanto lemos.

MOTIVAÇÃO

Com tantos livros que existem por aí, por que você está lendo este? É por que ele despertou o seu interesse ou por alguma razão você está forçando a leitura? Qualquer leitura, independente do gênero (pode ser aquele livro aclamado pela crítica, aquele best-seller de entretenimento, aquele clássico do qual você ouviu falar a vida inteira ou aquele livro bobo que caiu por acaso nas suas mãos) só será válida se for feita por, e com, prazer. A partir do momento em que você passa a virar as páginas por obrigação (seja para cumprir uma meta ou um prazo, por exemplo), então a obra perdeu sua razão de ser e está fadada a se tornar apenas um número na lista de livros lidos. Vale a pena ler assim?

TIMING

Timing é tudo! Não adianta forçar uma leitura em um momento que não é o desta leitura. Se você se interessou pelo livro ao ler a sinopse, se não está encontrando defeitos nele (do tipo: os personagens são intragáveis ou a narrativa é enrolada), mas mesmo assim a leitura não está fluindo, talvez esse não seja o momento para ela. Às vezes estamos precisando de uma leitura leve, descontraída. Nesse momento, não vai adiantar ler um clássico denso porque a leitura não vai estar de acordo com o seu momento. Nesse caso, além da leitura não ser prazerosa, você pode estar jogando fora a oportunidade de se encantar com uma história, caso ela fosse lida em outro momento. Algumas pessoas são contra abandonar uma leitura pela metade, mas por diversas vezes, deixamos determinados livros de lado para nos jogarmos em outra aventura literária. Dias, semanas, meses ou até mesmo anos depois, voltamos ao livro abandonado e temos com ele uma deliciosa experiência de leitura. A questão não era o livro em si. Era o timing.

Photo by Sharon McCutcheon from PexelsSLOW READING

Ser bookaholic é viver sob a constante sensação de que nunca conseguiremos ler todos os livros que queremos ler. Movidos por esse sentimento, é compreensível que a nossa vontade seja ler cada livro o mais rápido possível para poder pegar outro logo. Mas isso às vezes nos impede de apreciar a leitura em todas as suas camadas. Nessa ânsia de ler todos os livros do mundo, podemos esquecer que literatura é arte e que, portanto, devemos degusta-la como se fosse um vinho. Quando lemos, devemos estar 100% presentes naquele momento, apreciando a obra que temos em mãos, sem nos deixar perturbar pela pilha de livros pendentes que nos encara do criado-mudo. Afinal, vale mais uma leitura bem feita, do que três livros devorados apenas para saírem do caminho.

REFLEXÃO

Algumas histórias proporcionam reflexões profundas e nem sempre elas são evidentes. Às vezes é preciso parar, digerir, fechar o livro por alguns minutos e pensar sobre o que você leu. É importante se permitir esse tempo. Ler não deve ser apenas descobrir quais acontecimentos aguardam pelos personagens na última página. Deve ser absorver as nuances do mundo que o autor criou e o que ele está querendo nos mostrar com ele.

ANÁLISE

Por fim, aquilo que considerávamos o significado inicial de “ir além da contracapa”: a análise da obra. Muito de um livro está nas entrelinhas. Por que o autor escolheu este personagem como narrador e não aquele? Qual a visão que ele proporciona que nenhum outro poderia proporcionar? Por que tantas descrições de cenários? Por que capítulos tão longos? Questione as escolhas do autor. Ao fazer isso, você pode encontrar respostas que enriquecem a experiência de leitura ou que, talvez, revelem aspectos desnecessários do livro em questão. De um jeito ou de outro, isso ajudará você a se tornar um leitor mais crítico, um leitor que irá buscar apreciar suas leituras na totalidade.

Há oito anos nos propusemos a ir além da contracapa. Na época não sabíamos o que nos aguardava e não tínhamos ideia de tudo que isso poderia significar. O que nunca mudou foi o prazer que a leitura nos proporciona, desde o momento em que estamos com o livro nas mãos, até o momento em que podemos falar sobre ele. Sim, nos tornamos leitores mais críticos, mas também nos tornamos leitores mais abertos a novos gêneros e novos mundos e percebemos, a cada leitura, que ainda existem muitos significados e razões para sempre querermos ir além da contracapa.


13 comentários:

Rubro Rosa disse...

Nada mais justo do que ter postagens como esta neste momento tão especial. Oito anos! Isso é tempo demais para qualquer coisa, imagina para um blog literário? Onde moramos a maioria, num país onde o hábito e o amor aos livros fica cada vez menor né? O ir além da contracapa é meio que se jogar na vida de quem ama literatura, de quem dá um jeitinho de carregar um livro na bolsa onde quer que vá, que lê encostado na pia da cozinha, no banheiro ou em qualquer lugar!
Não estou aqui neste tempo todo, mas estou aqui hoje e estou adorando comemorar junto este momento tão marcante, pelas dicas valiosas, posts, tags e afins!!!!
Mais uma vez, parabéns?? Não só isso. Mas que o amor a leitura, o respeito ao gosto dos leitores seja sempre o ponto essencial que move a cada um que de um jeitinho único,ajuda o blog a ter tanto conteúdo!!!
Beijo

Nil Macedo disse...

Amei o texto. Realmente, como leitores, a cada livro que lemos, sempre temos mais outros tantos para ler. Mas eu prefiro ainda ler com calma, não só para tirar o livro do caminho. E também não adianta nada não estar no momento certo para aquela leitura. Timing é tudo mesmo!
Ler não é só passar os olhos pelas palavras, a gente precisa mesmo sentir o que estamos lendo.

Luana Martins disse...

Oi, Mari e Alê
É um prazer vir ao blog ler suas resenhas e posts diversos porque vocês são sinceros sobre os livros.
Adorei o texto e não é para qualquer um falar de livros em um país que se lê pouco em comparação com outros.
Faz quase dois anos que conheci o blog e meu único arrependimento é de não ter conhecido antes.
Concordo que livros são como vinho e devem ser consumidos um pouco lentamente para absorver tudo, mas tem alguns que leio em dois ou até um dia de tão interessante que são.
Mais uma vez parabéns e sucesso, beijos!

Ludyanne Carvalho disse...

Eu amo saber o significado dos nomes, porque foram escolhidos... e achei lindo o motivo de vocês.
Desde que cheguei por aqui, percebi a diferença que há nas resenhas de vocês. Às vezes, falam de um livro que foge do meu gosto, mas a resenha é tão bem escrita que me chama atenção.
E eu concordo com os motivos de ir além da contracapa.

Beijos

RUDYNALVA disse...

Alê e Mari!
Sempre é importante prender com mestres sobre como avaliar um livro, o tempo para leitura e outras coisas mais, valeu!
A priori costumo ler tudo e gosto de variar, para não ficar apenas em um estilo e quando acontece de não ser um livro tão interessante para mim naquele momento, dou uma parada, leio outro e em outro momento que acho mais propício, retorno aquela leitura, porque não gosto de deixar a leitura para lá, porque por vezes, podemos achar o início não tão bom, porém a leitura melhora no decorrer, como aconteceu comigo esse mês com o livro O construtor de Pontes.
cheirinhos
Rudy

mirian kelly disse...

Muito bacana a ideia de ir alem da contra capa e se aprofundar no livro trazendo todos os detalhes com precisão. Sinto que o blog traz realmente isso, sempre que leio uma resenha vejo todos os pontos do que é trazido no livro com sinceridade. A maneira que vocês avaliam os livros é bem especial, fazendo sempre um bom trabalho.

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Esse é um texto que só verdadeiros leitores escreveriam, eu adorei saber mais sobre a motivação por trás do nome do blog.
Gostei que Além da Contracapa significa ir além do que a história fala, ir além do desfecho, do que a trama nos apresenta.
Concordo, ler tem que ser algo prazeroso, então não adianta lermos algo que não nos agrada.
Realmente, forçar uma leitura não é nada bom, pois não tem prazer nenhum nisso. Já forcei leituras no passado e, por isso, não curti tanto a leitura como teria curtido se tivesse lido a obra em outro momento.
Conheço muito bem essa sensação de nunca conseguir ler todos os livros que eu quero.
Enfim, ir além da contracapa é muito importante ❤
Beijos ❤

Giovanna Talamini disse...

Oi, que post massa!
Eu acho essa ideia para o nome do blog muito incrível, pois faz total sentido com a proposta a se passar.
Essa publicação caiu como um autoajuda, pois nunca parei para pensar em timing ou slow reading. Essa correria do dia a dia nos faz querer ler tudo apressadamente, já pensando na próxima leitura, nem aproveitando o momento.

Parabéns para o blog e para vocês, que conseguem transmitir em palavras tudo que sentiram em relação à um livro e nos fazer sentir próximos à vocês! ♥

Rayssa Bonai disse...

Olá! Eu simplesmente adoro o nome do Blog e o seu significado! ♡
Verdade, motivação é essencial. A leitura deve sempre ser prazerosa, pois quando a levamos como uma obrigação a leitura se torna maçante e não a aproveitamos como deveríamos.
Forçar uma leitura é uma escolha péssima, nunca faço isso, pois como você disse, se não é o momento certo não adianta forçar e de fato a gente pode estar perdendo o tempo ao ficar preso em uma leitura que não está agradando, sendo que poderíamos estar fazendo outra leitura, que desta vez agradará mais.
Adoro livros que nos fazem refletir, livros que temos que parar por um momento e pensar sobre o que aquela história quer nos passar. Para mim esse é o melhor tipo de livro que existe, pois ao passo que nos entretemos com a história e nos conectamos com os personagens e o mundo em que ela acontece, também tiramos lições da história, reflexões importantes.
Parabéns para o Blog, o trabalho que vocês fazem aqui é maravilhoso!
Adorei o post! Beijos! ♡

Ana I. J. Mercury disse...

Oi Mari e Alê!
Que texto show, amei, parabéns!
Concordo com tudo o que vocês falaram, ler tem que ser por amor, com prazer, temos que estar dentro daquela leitura, vivenciando-a, apreciando-a!
Confesso que ainda me sinto culpada quando uma leitura não flui e opto por parar, mas faz parte!
bjs

Marta Izabel disse...

Oi, Mari e Alê!!
Adorei o post!! Sempre gostei do blog e das resenhas pois vocês realmente sempre foram além. Mas do que ler um livro temos que apreciar a leitura e também acredito que tem livros que temos que ler no momento certo.
Bjs

Ana Paula Santos Moreira disse...

Legal essa tag mostrando a O que é ir além. Me fez refletir sobre algumas situações literárias que leio.

Gabriela CZ disse...

Que post maravilhoso, Mari e Alê! E eu só tenho a dizer que vocês me ensinaram muito sobre como enriquecer a experiencia de leitura.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger