domingo, 28 de maio de 2017

[Fantasia] para quem não gosta de [fantasia]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou uma nova coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

1. Harry Potter

Sim, a série Harry Potter é a primeira da minha lista de indicações para quem não gosta de fantasia. Isso por que a saga do bruxinho mais famoso da literatura não é apenas uma estória sobre feitiços, poções e magia. J.K. Rowling criou um mundo fantástico — extremamente complexo e repleto de possibilidades, diga-se de passagem — que serve de pano de fundo para discutir questões muito mais importantes, tais como amizade, amor, ódio, integridade, preconceito, justiça, e tantos outros. Então, muito mais do que um mero livro juvenil ou de fantasia, vejo Harry Potter como a saga de três jovens amigos que crescem em um cenário conturbado e que optam não apenas por resistir ao mal, mas combatê-lo com todas as suas forças. Sinceramente, se eu tivesse que fazer uma aposta sobre qual livro da nossa geração tem mais chances de se tornar um clássico, meu dinheiro certamente estaria na obra-prima de J.K. Rowling. Isso por que Harry Potter fala de temas universais, com os quais todos podem se identificar, e tenho certeza que as aventuras desse trio continuará inspirando e emocionado leitores por muito tempo.

A premissa de pessoas comuns que descobrem superpoderes e fazem enormes sacrifícios pessoais para garantir a segurança do mundo já foi usada tantas vezes que me surpreendo em continuar vendo livros, séries e filmes explorarem esta ideia. Felizmente, Brandon Sanderson inverteu o clichê: e se as pessoas comuns que recebessem superpoderes se tornassem ditadores maquiavélicos e não se importassem com nada além da satisfação de suas vontades? Como se não bastasse a lufada de originalidade, o primeiro livro da série, Coração de Aço, mescla ação, aventura e suspense com muito humor, uma narrativa extremamente fluída e envolvente, além de personagens extremamente bem construídos. A literatura fantástica sempre me empolgou por ser um mundo de infinitas possibilidades, mas, infelizmente, o que eu estava encontrando nos últimos tempos era mais do mesmo. Creio que justamente por isso apreciei ainda mais a obra de Sanderson, que conseguiu explorar todo o potencial que sua estória tinha a oferecer. E a boa notícia é que o segundo livro da trilogia, Tormenta de Fogo, tem previsão de lançamento para junho. 

Também não poderia deixar de citar a obra épica de George Martin, embora seja a série que indico com reservas. Sim, Martin é audacioso, cria tramas complexas, nos surpreende com reviravoltas empolgantes e não tem medo de um banho de sangue. Mas seus livros são densos, alguns são extremamente descritivos e chegam a ser monótonos, então não irão agradar a todos. Mas por que indico estes calhamaços para quem não gosta de fantasia? Por que a meu ver As Crônicas de Gelo e Fogo são, acima de qualquer outra coisa, uma estória sobre os jogos de poder e os elementos fantásticos apenas fazem parte daquele mundo, mas não constituem o cerne da obra. Eu li apenas os quatro primeiros livros e achei que os elementos fantásticos foram explorados de forma bem superficial até o momento, o que apenas reforça minha teoria. Então, se você não tem medo de livros grandes e gosta da temática de jogos de poder, creio que As Crônicas de Gelo e Fogo é uma boa pedida. 



19 comentários:

Maurilei Teodoro disse...

Excelente ideia esta nova coluna. Li os 5 de Crônicas de Gelo e Fogo e Coração de aço e gostei muito ! Ambas histórias são ótimas !!

Maurilei Teodoro disse...

Excelente ideia esta nova coluna. Li os 5 de Crônicas de Gelo e Fogo e Coração de aço e gostei muito ! Ambas histórias são ótimas !!

Lana Silva disse...

Posso dizer que não sou uma grande fan de fantasia, mas algumas costumam me fisgar, principalmente quando está relacionada a distopia. De todos os livros citados os que mais me interessou foi HP, pelo fato de amar os filmes, e achar que por esse fator devo gostar da leitura. Amei a nova coluna, e espero ver o gênero terror, que não curto, mas tenho muita vontade de dar uma chance.

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê!
Cara, quero muito ler Executores. Eu vi que é totalmente diferente do que pensei qeu seria.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

Unknown disse...

Oi Alê, tudo bem?
Essas são ótimas indicações de fantasia. Este é o meu gênero favorito e estes livros são uma boa pedida para entrar neste universo fantástico. Adorei o post.
Beijos

Nessa disse...

Oi Alê
Eu adoro fantasia, apesar de ler pouco. No momento estou lendo Hp estou no terceiro livro e adoro.
Comprei coração de aço, mas ainda não li, em breve. A premissa é muito boa.
Adorei as indicações.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

Márcia Saltão disse...

Oi.
Eu gosto muito de fantasia, mas não são todos os enredos que me conquistam.
Amo Harry Potter, tenho essa coleção da série. Também tenho os livros da Guerra dos Tronos, porém ainda não comecei a leitura.
Adorei a nova coluna, parabéns.
Beijos.

Gabriela CZ disse...

Gosto muito dessa coluna e adorei o tema da vez, Alê. Super concordo a respeito de Harry Potter, e também aposto minhas fixas no fato de que é a história dessa geração que mais tem chance de virar clássico. E tecnicamente já é, se levarmos em conta que muitos dos primeiros fãs já são pais transmitindo o amor por essa história aos filhos. Acho muito legal quando vejo algo sobre isso. Enfim, quero muito ler a série dos Executores. Ótimo post.

Beijos!

RUDYNALVA disse...

Alê!
Três super indicações e apesar de todos serem fantasia, tem grandes diferenças em seus enredos, como bem citou.
Harry não pode faltar na estante de ninguém, porque afinal, através dele e da obra, são mesmo mostrado vários assuntos além da bruxaria e é totalmente envolvente.
Gostei de Os executores, não li ainda, mas gosto dessa fantasia onde os protagonistas tem super poderes.
E o que falar da Crrônicas... só ler e se deliciar.
Desejo uma semana tranquila!
“Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

Raquel disse...

Eu amo fantasia, mas dessa lista só li Harry Potter. Amo o mundo que a JK conseguiu criar, acho tudo tão envolvente e lindo *-* os outros dois eu ainda não li. Game of Thrones me parece muito denso, não é bem a minha praia... não curto muito o banho de sangue que ele apresenta haha

Beijos
http://tipsnconfessions.blogspot.com

Na Nossa Estante disse...

Oi Alê, eu até que gosto de fantasia, mas faz muitos anos que não me empolgo tanto por isso adorei sua lista! Quero muito ler Coração de Aço!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Unknown disse...

Oooi, AlÊ!

Interessante a coluna! Costumo fugir de fantasia, porque é muito difícil eu gostar. Mas esses dias uma amiga literária me abriu o olho e comecei a enxergar diferente rsrsrs Acho justo darem sempre um voto de confiança em todos os gêneros, pois depende do livro, e não da etiqueta rsrs Beijos,

www.estranhoscomoeu.com

Maah disse...

Oi Alê.
Eu sou apaixonada por fantasia entretanto Harry Potter nunca foi que eu cogitei ler Eu até tentei não vou mentir mas a leitura não funcionou para mim adorei as dicas e a coluna também espero ter mais dicas como essa por aqui.
Bjs.

Adriana Holanda Tavares disse...

Adoro essa coluna, porém nunca li os livros do George R. R. Martin, mesmo tendo quatro dos livros dele, nunca me senti atraída para ler. E olhe que o enchimento de saco de meus amigos para isso é bem grande, porém HP é muito amor!

Rackel disse...

Oi! Eu tenho certa dificuldade com livros de fantasia. Li só alguns capítulos de a guerra dos tronos. Mas pretendi voltar. Bjos ❤

Click Literário


Ketellyn Amorim disse...

Já li apenas os tres primeiro de Harry Potter e amei, tenho que continuar lendo.
Não tenho muito em ler os livros do George.
Coração de aço esta na minha lista de desejados desde que eu li pela primeira vez uma resenha sobre ele.

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Adorei a ideia dessa nova coluna!! Muito bacana as indicações gostei muito!! Quero muito ler Coração de Aço!!
Beijoss

Caverna Literária disse...

Adorei a coluna, e adorei mais ainda você ter colocado Harry Potter em primeiro lugar. Foi ousado, e você conseguiu explicar de forma excelente o porque pessoas que não gostam de fantasia devem dar uma chance à obra. Mas Game of thrones eu passo longe hahahah

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br

Casos Acasos e Livros disse...

Oi, Alê!
Adorei a ideia da coluna.
E adorei as suas dicas. Só não li a segunda série.
Harry Potter é Harry Potter, né?
Como não amar?
E eu amo os livros das Crônicas de Gelo e Fogo, mas nem todo mundo gosta, por ser mais denso. Mas é maravilhoso!

Beijoooos

www.casosacasoselivros.com
www.livrosdateca.com

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger