terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Especial de Fim de Ano - Parte 1.2

Está no ar mais um Especial de Fim de Ano no Além da Contracapa. Quem acompanha o blog há mais tempo, já sabe o que vem por aí. Para quem nunca viu os nossos especiais, eis uma breve explicação: todo ano, fazemos um especial dividido em três partes. Na primeira, comentamos como foram as leituras dos livros que, no especial do ano anterior, elegemos como as nossas maiores expectativas para esse ano. Na segunda, vocês ficam sabendo quais foram as nossas melhores leituras de 2018. Por fim, contamos para vocês quais os livros que estão no topo da nossa lista de desejados para 2019

Na primeira parte do especial deste ano, vocês podem conferir a lista do Alê sobre as maiores expectativas literárias de 2018

3º lugar: Me chame pelo seu nome

Estava com expectativas em alta em virtude dos inúmeros elogios que a adaptação cinematográfica recebeu — a qual ainda não assisti, diga-se de passagem — e confesso que esperava um pouco mais do livro. Por um lado, achei a obra bem escrita e a genialidade do autor é evidenciada por um texto que revela em cada palavra a paixão e o desejo de um adolescente de dezessete anos que não sabe lidar com seus sentimentos. Porém, achei que os personagens não conseguiram estabelecer uma conexão maior com o leitor. E sem essa conexão, a trama relativamente simples e linear não conseguiu me empolgar o suficiente.  Mesmo sem alcançar minhas expectativas, ainda assim considerei Me chame pelo seu nome uma leitura prazerosa. 

2º lugar: Anna Karienina

Estava nos meus planos para esse ano me redimir do pecado de nunca ter lido um dos autores russos clássicos. A ideia era conferir Anna Karienina, uma das obras-primas de Liev Tolstói. Infelizmente, acabei protelando a leitura durante o ano inteiro em virtude do tamanho do livro: um tijolão com mais de oitocentas páginas. Como acabei lendo menos do que nos anos anteriores, não consegui ter um estoque de resenhas que me permitisse o tempo necessário para devorar uma obra desse tamanho sem comprometer o cronograma do blog. Meta não cumprida este ano, mas que permanece para o próximo. 


1º lugar: O Garoto no Convés

Depois de ter lido O Pacifista, que foi minha melhor leitura do ano passado, meu desejo era ler todos os livros possíveis de John Boyne. Minha primeira escolha foi O Garoto no Convés e mais uma vez encontrei os elementos que sempre encontro nos livros do autor: personagens bem desenvolvidos e reflexões profundas. Entretanto, preciso admitir que achei a estória um pouco enrolada, o que acabou minando meu envolvimento com o livro. Apesar de ser uma boa leitura e mostrar a versatilidade do autor que consegue escrever para públicos diferentes, preciso reconhecer que este foi o livro mais fraco que li de Boyne. A meu ver, os outros três livros do autor que li esse ano superaram em muito O Garoto no Convés



8 comentários:

Rubro Rosa disse...

Me Chame Pelo Seu Nome também foi para mim, uma das melhores leituras neste ano que termina! Um livro com uma história única(filme maravilhoso também)
Sou doida para ler Anna, mas ainda não pude.
Confesso que O Garoto no Convés eu não tinha lido nada a respeito ainda, por isso, já quero!!!
Beijo

Alice Duarte disse...

Oiii Alê

Eu pretendo não ter expecativas nenhuma no próximo ano....kkk (será que dá?) porque as expectativas às vezes me deixam frustrada demais.
Me chame pelo seu nome tem uam premissa legal, mas ja vi outras resenhas tb apontando os mesmos detalhes que vc citou, é bacana mas não é tudo isso que a gente imagina em um primeiro momento. Anna Karenina me surpreende, uma história que nunca perde o charme, meio que um clássico atemporal, porém, acho que não é um livro que agrade todo mundo, eu prefiro ver as adaptações da obra do que o livro, acho que a escrita do autor não é pra mim sabe?

Beijos e Feliz 2019

www.derepentenoultimolivro.com

Cristiane Dornelas disse...

Eu amei o filme de Me chame pelo seu nome e li o livro com aquela expectativa também. O que achei legal nele é que foge muito de uma história linear clichê. Tem muito sentimento e pensamento e um texto mais melancólico e pensativo nesse sentido. Isso foi bem legal. É uma leitura boa mesmo. O de Anna li faz tempos e ê livro! Tem muita coisa, é enorme mesmo e hoje em dia nem sei se conseguiria ler como li. Mas vale a pena. É maravilhoso como transporta pra vida daquelas pessoas e passa aquele clima de uma forma tão real. É como ver aquele mundo acontecendo diante dos seus olhos. Ah amei. Do John nunca li nada mas tenho uma pilha de desejados. Esse é outro. Espero não achar enrolado...

Unknown disse...

Acabei de conhecer o blog. Legal a ideia desse especial de fim de ano. Também me sinto na obrigação de ler Anna Karenina, e também ainda não li por causa do tamanho do livro, entre outras coisas.

Ludyanne Carvalho disse...

Não li nenhum dos 3, mas é bom saber que de alguma forma entraram para sua lista de boas leituras.
Estou começando a me interessar por Me chame pelo seu nome, e minha meta para 2019 será ler algo do Boyne.
Mas vou ter que carregar o pecado de não ler esse autor russo, pelo menos por agora.

Beijos

Gabriela CZ disse...

Tenho bastante vontade de ler Anna Karienina, Alê. Mas o tamanho das grandes obras russas mina um pouco nossos planos né? E tenho um pouco de curiosidade pelos outros dois. Ótimo post.

Beijos!

Ana I. J. Mercury disse...

Quero muitooooo ler Anna Karienina e o Garoto no convés.
Me chame pelo seu nome não me chamou muito a atenção, verei o filme primeiro, daí se eu gostar, leio.
bjs

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Não li nenhum dos 3 livros, mas tenho muito interesse em Me Chame Pelo Seu Nome. Que também não vi o filme.
Estou em divida com a literatura russa ainda não li nem um clássico.
Beijos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger