domingo, 17 de fevereiro de 2019

[Policial] para quem não gosta de [policial]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou a coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

O Talentoso Ripley

Apesar de ser um dos maiores clássicos do gênero, O Talentoso Ripley foge completamente dos padrões que conhecemos quando se fala em literatura policial. Patricia Highsmith ousou contar a estória a partir do ponto de vista de Tom Ripley, um jovem brilhante e adorável, mas que aos poucos se revela um psicopata que não mede esforços para alcançar seus objetivos. Além disso, o foco do livro é justamente na evolução do protagonista, mostrando sua jornada pelo mundo do crime e suas habilidades para escapar da justiça. 



Encarcerados

Já para aqueles que não gostam do gênero por causa de suas fórmulas repetitivas, a indicação é Encarcerados, uma mistura inusitada de policial e ficção científica. Uma síndrome aprisionou pessoas com mentes saudáveis em corpos incapazes,  de modo que a tecnologia foi o único recurso capaz de integrar essas pessoas a sociedade. Assim, os “encarcerados” transferem suas consciências para corpos robóticos, o que cria não apenas muitas possibilidades para os criminosos, mas também linhas de investigação inusitadas. Além do elemento sci-fi que é extremamente original e muito bem explorado, Scalzi acerta em cheio no desenvolvimento tanto do protagonista, quanto do arco policial.

Maigret e o Ladrão Preguiçoso (ou qualquer livro do Comissário Maigret)

O Comissário Maigret é um dos mais célebres detetives da literatura policial. Ainda assim, suas aventuras podem agradar os que não gostam do gênero porque nelas o crime está sempre em segundo plano. O que importa para o comissário são as pessoas. São livros lentos e reflexivos que parecem mais dramas que contam com um crime na trama do que com um livro policial em si. Eu poderia citar aqui qualquer exemplo, mas escolho “Maigret e o Ladrão Preguiçoso” por ser uma história de dois casos - um oficial que foi designado ao Comissário e outro que o intriga e que ele investiga não oficialmente - que parecem importar mais pelo efeito que provocam no protagonista do que pelas respostas dos crimes.


7 comentários:

Rubro Rosa disse...

Adoro quando vão surgindo novidades, ainda mais trazendo indicações que sempre mexem conosco!
Adoro o gênero..rs , por isso O Talentoso Ripley é realmente uma ótima pedida aos iniciantes do gênero ou mesmo estes leitores que não se identificam com o tema.
Encarcerados eu morro de vontade ler, mas ainda não o fiz!
Beijo

Felipe disse...

Oie, tudo bem?
Curti bastante as dicas... O Talentoso Ripley é um livro que eu sempre quis ler, mas ainda não conferi.
Blog Entrelinhas

Gabriela CZ disse...

Gosto do gênero policial, porém não tive a oportunidade de ler nenhum desses três. Mas quero muito. Ótimas dicas.

Beijos!

Ivy Montiel disse...

Oiii Alê e Mari

Esse Encarcerados esteve na minha lista um tempão, pretendo ler qualquer dia

Beijos

www.derepentenoultimolivro.com

Ludyanne Carvalho disse...

Ah, esse post é pra mim, não curto romance policial.
Gostei das dicas.

Beijos

Luana Martins disse...

Oi, Alê e Mari
Adorei o post, gênero policial é um dos meus favoritos.
Encarcerados esta na minha lista de desejos desde seu lançamento, os outros livros ainda não conhecia e vão para a lista também.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Não gosto muito mesmo não kkkkk
Preciso ler mais, e já anotei as dicas aqui!
Encarcerados foi o que me deu mais vontade de ler!
bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger