terça-feira, 30 de abril de 2019

RESENHA: O Construtor de Pontes

o construtor de pontes
Em O Construtor de Pontes conhecemos a épica estória da família Dunbar. Depois da morte da mãe e de serem abandonados pelo pai, os cinco garotos tocam a vida como podem, entre brigas e corridas. Anos depois, o patriarca retorna, pedindo ajuda para construir uma ponte, sendo que apenas Clay, o quarto garoto Dunbar, aceita o convite. É Matthew, o irmão mais velho, que conta a estória não apenas da família, mas sobretudo de Clay.

Impossível falar sobre O Construtor de Pontes e não começar por Matthew, que narra a estória em primeira pessoa de uma forma envolvente e poética. Creio que esse efeito é conseguido pela linguagem mais abstrata, que literalmente nos dá a impressão de que o narrador está imerso em lembranças e nostalgia. E apesar de Clay ser o protagonista da obra, é Matthew que serve como nosso ponto de contato com o universo da família Dunbar, de modo que me apaguei muito mais a ele. 

O livro conta com duas linhas temporais, que são exploradas em capítulos alternados. A primeira mostra o presente dos garotos Dunbar; a segunda mostra o passado, nos levando para as origens da família. Assim, o livro é como uma colcha de retalhos e vamos desvendando aos poucos a dinâmica familiar, entendendo suas alegrias, dores e traumas. 

Particularmente, gostei mais dos capítulos relativos ao passado, pois eram mais concisos, diretos e abarcavam diversos acontecimentos. Já os capítulos referentes ao presente, além de serem um pouco mais enrolados e contarem com menos acontecimentos, tinham algumas “lacunas”, afinal, ainda não conhecíamos todo o histórico da família para entender completamente tudo o que acontecia. 

A meu ver, O Construtor de Pontes é a típica saga familiar, passando por quatro gerações. O livro não se baseia em grandes eventos, mas sim no cotidiano familiar, mostrando como a vida de cada membro impactou a dos demais. Inclusive, merece destaque o fato de como os personagens são desenvolvidos a ponto de deixarem o leitor com a impressão de que são reais. 

Se tem uma coisa que aprendi, no entanto, é que se a vida continua em movimento após o fim de nossas histórias, ela ganha tração muito antes delas” (ZUSAK, 2019, p. 407).

O cerne da estória certamente é a discussão dos relacionamentos familiares e a reflexão sobre assuntos como amizade, companheirismo, amor, perda e reconciliação. Vale salientar que o autor consegue abordar tais temas de uma forma natural, ao longo da estória, não tendo a necessidade de forçar tais elementos. 

O Construtor de Pontes é sobre Clay, e, apesar da estória ser muito mais ampla e não se limitar exclusivamente a ele, admito que não me envolvi tanto quanto desejava com sua jornada. O ponto alto certamente é descobrir por que, entre todos os irmãos, Clay foi o único que aceitou ajudar o pai. Porém, grande parte do livro é dedicado ao relacionamento dele com outra personagem e foi neste aspecto que Zusak pecou, pois o romance dos adolescentes me pareceu monótono e até mesmo exagerado. 

Apesar dos percalços, O Construtor de Pontes foi uma ótima leitura e provou, mais uma vez, o ditado de que as melhores estórias são as estórias sobre famílias. Com uma narrativa profunda, personagens verossímeis e grandes reflexões, Markus Zusak marca mais uma vez seu nome na literatura contemporânea. 

Título: O Construtor de Pontes
Autor: Markus Zusak
N.º de páginas: 527
Editora: Intrínseca
Exemplar cedido pela editora

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

7 comentários:

Ludyanne Carvalho disse...

Quero muito esse livro!
Sei que há uma demora para a leitura engrenar, mas sinto que é uma leitura valiosa.

Beijos

Gabriela CZ disse...

Estou louca pra ler esse livro, Alê. Antes era só por ser do Zusak, e agora por seus comentários. Simplesmente preciso. Ótima resenha.

Beijos!

Ana I. J. Mercury disse...

Aiiii adoro os livros do Zusak, e tô louca por esse!
Parece ser simples, singelo e inspirador.
Assim como A menina que roubava livros mesmo.
Quero demais ler!
bjs

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Minha única experiência com o autor foi com o livro A Menina Que Roubava Livros, mesmo assim tive que iniciar por 4 vezes até engatar na leitura e não me arrependo.
Tenho certeza que mesmo com esses percalços a leitura é fascinante.
Quero muito esse livro, beijos!

RUDYNALVA disse...

Alê!
Vindo de Zusak, acredito mesmo que o livro seja para 'construir pontes', ou seja, manter a união familiar e o amor mútuo, pelo menos foi a impressão que tive ao ler sua resenha, mesmo que o início tenha sido 'chato' e um tanto sem nexo.
cheirinhos
Rudy

Ana Paula Santos Moreira disse...

Vi esse livro em outro blog e me interessei muito devido aos outros livros do autor que também foram sucesso. Com certeza vou apreciar essa leitura.

Rubro Rosa disse...

Estava lendo a resenha e olhando meu exemplar ali na estante. Será minha próxima leitura, quando eu desempacar de um livro da Lucinda que estou lendo..rs
Mas sou fã demais do autor e não vejo a hora de mergulhar neste enredo familiar.
Até por não ter sido um dos livros mais elogiados do Zusak, criei uma certa expectativa..rs
Lerei com certeza.
Beijo

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger