quinta-feira, 10 de outubro de 2019

RESENHA: A Última Colônia

A série A Guerra do Velho me surpreendeu e encantou desde o primeiro livro. Scalzi é um daqueles autores com o raro talento de criar estórias que se tornam experiências de imersão, pois uma vez que você inicia a estória simplesmente não consegue interromper a leitura. E por isso mesmo estava ansioso para conferir A Última Colônia, o terceiro livro da saga. 

Atenção: o parágrafo abaixo contém spoilers. O restante da resenha é livre de spoilers

A União Colonial decidiu criar uma nova colônia, mas em vez de terráqueos, são os povos de planetas já colonizados que habitarão Roanoke. Por ser um empreendimento inédito, a UC convoca John Perry e Jane Sagan para administrar a colônia. Porém, o que eles não sabem é que a União Colonial tem planos muito maiores e mais complexos. 

A Última Colônia certamente é o turning point da saga. Apesar de ser mais uma aventura eletrizante, Scalzi continua expandido os horizontes e limites do universo que criou. Assim, a estória vai muito além das estruturas militares e da luta por planetas, passando a explorar o aspecto político da estória e suas consequências

É comum dizer que as relações internacionais são anárquicas e caóticas, uma vez que não há hierarquia entre os atores internacionais e nem regras determinando suas condutas. E Scalzi mostra exatamente isso: na corrida pela colonização do universo, o que vale é a lei do mais forte. Ou do mais inteligente. 

“Somos corpos estranhos quando pousamos em novos mundos e sabemos o que qualquer sistema de vida faz com um corpo estranho em seu meio: tenta matá-lo o mais rápido possível.” (SCALZI, 2019, p. 61)

Além desse pano de fundo intrigante, o autor consegue trazer à tona uma profunda discussão a respeito da importância da informação e dos riscos que a falta dela ou sua distorção podem causar na sociedade. Outro tema de reflexão é o conceito de humanidade: o que nos faz humanos e o que nos rouba a humanidade? Assim, Scalzi consegue mostrar que a ficção científica, por mais futurística que seja, consegue dialogar com os desafios e dilemas que vivenciamos na atualidade. 

Desta vez, a narrativa volta a ser feita em primeira pessoa do ponto de vista de John Perry e tive aquela gostosa sensação de voltar para casa. Não que o autor não tenha sido bem sucedido quando narrou em terceira pessoa, porém, Perry é um personagem tão carismático que é impossível o leitor não se conectar com ele e com sua jornada logo nos primeiros capítulos. 

Como esperado, o final é empolgante e deixa ganchos inesperados para o futuro da saga. Quando iniciei a leitura do primeiro livro, jamais imaginei que o autor seguiria por rumos tão inusitados e mal posso esperar para descobrir o que os próximos volumes da saga reservam.

Mais uma vez Scalzi acerta em cheio e entrega tudo o que um leitor pode esperar: bons personagens, trama bem construída e altas doses de aventura e adrenalina. Resta-me reconhecer, mais uma vez, que A Guerra do Velho é a melhor série de ficção científica da atualidade

Título: A Última Colônia
Autor: A Guerra do Velho
Editora: Aleph
N.º de páginas: 357
Exemplar cedido pela editora

11 comentários:

Rubro Rosa disse...

Quando A Guerra do velho foi lançado, me recordo do quanto de elogios recebeu a obra e agora lendo esta resenha, é nítido realmente que o autor conseguiu manter o ritmo do primeiro livro e mesmo assim, trazer algo inovador ao universo da ficção científica!
Não é um gênero que eu entenda ou até goste assim, demais(sou muito lerda) mas adoro estas obras que trazem ao leitor, questionamentos sobre a vida, sobre humanidade, sobre o que é também perder a humanidade.
Com certeza, se puder, quero muito conferir as obras!!!
Beijo

Nil Macedo disse...

Não conheço a trilogia ainda e nem a escrita do autor. Mas achei muito interessante esse mundo que ele criou e os temas que ela acaba inserindo na estória. Realmente, informação é importante em qualquer mundo. Não sou muito de ler ficção científica porque às vezes acho meio complexo, mas essa trilogia eu quero poder ler.

RUDYNALVA disse...

Ale!
Lendo sua resenha e empolgação, fica difícil não querer ler a série e conhecer o autor, já que tem uma escrita que prende e conquista e nesse livro, ainda é em primeira pessoa que gosto muito.
Amo essas ficções que parecem tão próximas da nossa realidade ao ponto de acharmos que estamos vivenciando a história.
cheirinhos
Rudy

Giovanna Talamini disse...

Olá!
Não sou muito acostumada com ficção científica, mas daria uma chance para essa trilogia. Acredito que esse gênero, apesar de trazer algumas coisas inusitadas, também trás assuntos e comportamentos muito presentes na nossa sociedade.

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Bom saber que a escrita do autor é daquelas que quando se inicia não dá para parar mais.
Acho interessante que o autor trabalhe vários povos alienígenas, isso é muito legal. Também gostei que ele explora ainda mais o universo que criou nesse volume.
Adorei que a obra fala sobre o aspecto político da trama e que também passa a crítica de que a informação precisa ser passada corretamente.
Beijos ❤

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Nossa, eu amei a sua resenha! ♡ Acho que essa série é o que estou precisando nesse momento, tenho lido alguns livros meio parados ultimamente e sinto falta de tramas cheias de aventura e adrenalina.
Não leio muito ficção-científica, mas quero muito ler mais desse gênero e conhecer a incrível trama que Scalzi criou. Simplesmente adoro tramas que nos encantam ao ponto de mergulharmos de cabeça na história, de querermos cada vez mais conhecer mais sobre a vida dos personagens e sobre o mundo em que vivem.
Gostei bastante das reflexões que o autor fez, são muito relevantes.
Obrigada pela indicação, espero conhecer essa série em breve! Beijos! ♡

Gabriela CZ disse...

Preciso muito desse livro, Alê! Lembro de como fiquei empolgada com sua resenha de A Guerra do Velho, que me levou a ler o livro e adorar a saga. Agora preciso ler o terceiro volume. Ótima resenha.

Beijos!

Fabiolla Devenz disse...

Não cheguei a ler alguma ficção científica, o máximo que cheguei perto do gênero foi lendo ficção e conspiração científica. E sendo sincera não foi um tema que gostei de ler. Então não sei se leria essa saga, por mais que a história pareça interessante e inusitada, já que o grupo é composto por idosos.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Acompanho essa trilogia pelas resenhas e a cada livro fico com mais vontade de conhecer a escrita do autor.
O autor tem o dom de prender o leitor até a última página, e não perdeu a qualidade em vista dos livros anteriores.
Não vejo a hora de poder ler, beijos.

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Alê
Eu não conhecia esse livro, nem o autor, mas adorei a sua resenha!
Não gosto muito de ficção científica porém esse vou querer ler, pois achei muito interessante e pelo jeito traz diversas reflexões sobre a humanidade e que nos torna humanos, o que nos molda...
Assim que der vou ler!
Bjs

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Gosto muito de livros de ficção científica e desde o lançamento do livro A Guerra do Velho fiquei bastante curiosa para fazer essa leitura e agora que lançou o último livro da trilogia fiquei mais empolgada ainda para conhecer esses livros.
Bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger