domingo, 22 de dezembro de 2019

Especial de Fim de Ano - Parte 1.1

Está no ar mais um Especial de Fim de Ano no Além da Contracapa. Quem acompanha o blog há mais tempo, já sabe o que vem por aí. Para quem nunca viu os nossos especiais, eis uma breve explicação: todo ano, fazemos um especial dividido em três partes. Na primeira, comentamos como foram as leituras dos livros que, no especial do ano anterior, elegemos como as nossas maiores expectativas para esse ano. Na segunda, vocês ficam sabendo quais foram as nossas melhores leituras de 2019. Por fim, contamos para vocês quais os livros que estão no topo da nossa lista de desejados para 2020

Na primeira parte do especial deste ano, vocês podem conferir a lista do Alê sobre as experiência de leitura das maiores expectativas literárias de 2019

3º lugar: A Parábola do Semeador

Kindred: Laços de Sangue foi uma das minhas melhores leituras do ano passado e estava ansioso para devorar os demais livros da autora. O escolhido para este ano foi A Parábola do Semeador (resenha em breve) e confesso que minha experiência de leitura teve sentimentos conflitantes. Achei os primeiros capítulos bastante confusos, pois me davam a sensação que a autora estava narrando uma estória sem saber o rumo que tomava. Cheguei ao ponto de quase abandonar a leitura, mas resolvi insistir mais um pouco e, felizmente, a estória entrou nos eixos. Octavia Butler faz um retrato vívido de uma distopia que é real demais: uma crise ambiental que traz em seu encalço o colapso econômico e social. Apesar das excelentes reflexões, preciso reconhecer que este livro não teve o impacto que Kindred teve

2º lugar: Mistborn - O Império Final

Desde a leitura da série Executores desejava conferir outras séries de Brandon Sanderson e minha primeira escolha não poderia ter sido melhor. Sanderson se tornou aquele autor em quem confio de olhos fechados, pois acerta em todos os aspectos da obra. Em Mistborn: O Império Final, conhecemos um mundo extremamente criativo e original, personagens multifacetados e uma estória que nos envolve do início ao fim. E o que me sempre me encanta nos livros do autor é a sua capacidade em extrair ao máximo todo o potencial que seu universo tem a oferecer. Não é por menos que Sanderson conseguiu superar as minhas expectativas para a leitura do primeiro livro desta saga. 

1º lugar: My Brother's Name is Jessica

My Brother’s Name is Jessica (O nome do meu irmão é Jéssica, em tradução livre) aborda os conflitos de uma família que descobre que seu filho é, na verdade, uma mulher trans. Quem acompanha o blog sabe que John Boyne é um dos meus autores preferidos e creio que ele tem uma sensibilidade incomparável ao tratar de assuntos da comunidade LGBTQ+. Infelizmente, o livro acabou não sendo lançado no Brasil neste ano, de modo que não pude conferir a minha maior expectativa literária de 2019.   




12 comentários:

Rubro Rosa disse...

Adoro essa época do ano!!!Reviver estes presentes literários é algo que só quem viveu cada resenha, pode fazer!!!
Infelizmente não li nenhum dos livros acima ;/, mas fiquei feliz demais em saber que Octávia está aqui. Conheço Kindred da autora e amo suas letras!!
Preciso desta obra de Boyne!!!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Elizete Silva disse...

Olá! Acho muito bacana essas listas de melhores do ano, ainda mais essa com as expectativas, pois podemos conferir se elas foram atingidas ou não, uma pena que o livro My Brother’s Name is Jessic não tenha sido lançando por aqui, para você conferir, confesso que não conhecia os outros livros da sua lista, mas estou bem curiosa para conferir a escrita da Octavia E. Butler, pelas resenhas de seus livros que ando lendo por ai.

RUDYNALVA disse...

Alê!
Tive oportunidade de ler A PARÁBOLA DO SEMEADOR e tive a mesma sensação que você. O início foi complicado, mas no todo, gostei das reflexões.
Pena que o livro MY BROTHER'S NAME IS JESSICA ainda não foi lançado no Brasil.
MISTBORN - O IMPÉRIO FINAL li sua resenha e gostei muito, bom que não decepcionou.
cheirinhos
Rudy

Alison Teixeira disse...

Olá Alê!
Fim de ano é época de parar para avaliar as leituras feitas ao longo de 2019, né?
Não fico surpreso de ver Brandon Sanderson no ranking, pois quando se trata de fantasia o autor é referência. Depois conta pra gente quando ler os próximos livros da trilogia Mistburn.
Eu também conferi Kindred este ano e fiquei muito curioso para conferir outras obras da autora, mas é uma pena que A Parábola do Semeador não seja tão impactante (embora eu desconfie que isso se dê pela dificuldade que a autora teve para alinhar a trama no começo do livro).
Por fim, só espero que My Brother’s Name is Jessica chegue ao Brasil em 2020, pois estamos carentes de livros que abordem a temática LGBTQ+.
Beijos.

Gabriela CZ disse...

Que pena que o do John Boyne ainda não foi lançado no Brasil, Alê. Também fico no aguardo dele. Mas bom ver que curtiu os outros dois. Ótimo post. Feliz Natal!

Beijos!

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Achei tão legal vocês fazerem esse Especial de Fim de Ano!
Tenho tanta vontade de ler algo da Octavia E. Butler, tenho Kindred e não vejo a hora de fazer tanto a sua leitura como conhecer outros livros da autora. É uma pena que A Parábola do Semeador não seja tão bom quanto Kindred, mas achei bem interessante o tema tratado na obra.
Acabei de ler a resenha de Mistborn e não vejo a hora de ler esse livro e conhecer esse universo criado por Brandon Sanderson.
É uma pena que My Brother's Name is Jessica não tenha sido lançado no Brasil, pois parece abordar um tema bem importante.
Beijos ❤

Ludyanne Carvalho disse...

Ah, eu amo esse especial!
Tenho vontade em conhecer a escrita da Octavia, mas pretendo iniciar por Kindred. Parece ser o melhor dela. Uma pena que A parábola do semeador tenha despertado sentimentos conflitantes.
Li a resenha de Mistborn e percebi o quanto foi uma leitura incrível!
Sigo sem ler John Boyne, mas querendo mudar em breve.

Beijos

Fabiolla Devenz disse...

Gosto quando me deparo com esses tipos de listas, tanto de novas expectativas como de leituras realizadas.
Dos três livros só conheci, através do blog, Mistborn: O Império Final.

Giovanna Talamini disse...

Oii, Feliz Natal!
Triste ter criado expectativas por um livro que não foi lançado no nosso país, né?! Vamos torcer para que logo venha!

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Preciso conhecer os livros da Octavia, sempre vejo falar bem dos mesmos! Kindred já está na minha meta de leitura do próximo ano.
Acabei de ler a resenha aqui do Blog de Mistborn e adorei, já quero conhecer essa saga!
Adorei o post! Beijos!

Carolina Santos disse...

Estou com expectativas altíssimos por esse livro do John boyne ponto final Aprecia todos os livros publicados pelo autor mais my brothers name is Jéssica tem uma sinopse que me faria comprar um livro em 2020

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Eu adoro esses posts assim podemos saber como foram as leituras de vocês nesse ano.
Não li nenhum, mas quero muito conhecer a escrita dos 3 autores principalmente o livro Mistborn.
Beijos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger