quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

RESENHA: Mistborn - O Império Final

mistborn imperio final
Desde que li a série Executores, tinha muita curiosidade de conferir outros livros de Brandon Sanderson. Sendo assim, uma das minhas maiores expectativas literárias para este ano era O Império Final, o primeiro livro da trilogia Mistborn

Há mil anos o Senhor Soberano governa, pois o herói que fora profetizado não conseguiu salvar a si mesmo. Depois de mil anos de escravidão do povo skaa, Kelsier decide reunir um grupo de ladrões para fazer o maior assalto da estória e, de quebra, derrubar o governo do deus tirano. É assim que ele conhece Vin, uma garota de dezesseis anos que cresceu nas ruas e que tem um poder maior do que pode imaginar. 

Mais uma vez, Sanderson pegou um dos clichês mais batidos da literatura fantástica e inverteu a lógica. Ao contrário das milhares de estórias que já lemos, em Mistborn o escolhido falhou em derrotar o mal e as consequências foram terríveis. 

Outro aspecto que merece destaque é a complexidade do mundo criado pelo autor. Mistborn conta com um sistema mágico extremamente original e muito bem desenvolvido, que é baseado na ingestão de metais. Cada metal está associado a algum poder, desde força física ao aumento dos sentidos até a capacidade de influenciar pessoas. Na primeira parte do livro, o leitor sente na pele o estranhamento de Vin, que também esta sendo introduzida neste novo universo. 

"— Sabe — ele disse—, às vezes me surpreende que ainda tentemos. Com tudo o que fizeram conosco — as mortes, as torturas, as agonias —, seria de esperar que desistíssemos de coisas como esperança e amor. Mas não desistimos. Os skaa ainda se apaixonam. Ainda tentam ter suas famílias, e ainda lutam. Quero dizer, aqui estamos... lutando a guerrinha de Kell, resistindo a um deus que sabemos que vai massacrar a todos nós." (SANDERSON, 2014, livro digital).

Mas apesar da genialidade do autor tanto na inversão dos clichês quanto na criação do universo da estória, o grande destaque são os personagens. Kelsier e Vin dividem o protagonismo e rapidamente nos apegamos aos dois. Ele foi o único sobrevivente que conseguiu escapar da prisão do Senhor Soberano e por isso deseja vingança e o fim da exploração de sua raça. Já Vin nunca pertenceu a nenhum lugar: era uma órfã, que vivia com uma gangue e tentava ser invisível. Quando aceita o convite de Kelsier para aprender a usar seus poderes, ela acaba embarcando em uma jornada de autoconhecimento. 

Mas Kelsier e Vin não seriam personagens tão bons se não tivessem um antagonista a altura. E o Senhor Soberano chama atenção desde o início por sua aura de mistério. Governando há mil anos, pouco se sabe sobre ele. Durante toda a estória nos perguntamos qual sua origem, de onde vem seu poder e como seria possível derrotar uma divindade tão poderosa. Também vale salientar que o autor aproveita a natureza do vilão para nos fazer refletir sobre as religiões.

O livro é narrado em terceira pessoa e o texto de Sanderson é tão envolvente que são necessários poucos capítulos para que prender nossa atenção por completo, nos fazendo mergulhar no mundo de Mistborn. A estória é muito bem desenvolvida e quanto mais avançamos na leitura, mais percebemos a complexidade da trama. Já o desfecho é excepcional e deixa o leitor completamente sem fôlego com tanta adrenalina. 

Mesmo com altas expectativas, Sanderson não decepcionou e me sinto obrigado a repetir que ele é um dos melhores autores de fantasia da atualidade. Mistborn: O Império Final é uma leitura empolgante, que não serve apenas de introdução a trilogia, mas que conta com uma estória impecável e que deixa o leitor ansioso pela continuação da saga. 

Título: Mistborn – O Império Final
Autor: Brandon Sanderson
N.º de páginas: 608
Editora: Leya

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

13 comentários:

RUDYNALVA disse...

Alê!
Que maravilha ver um livro de ficção/fantasia tão bem escrito como Mistborn.
Faz tempo que não leio uma fantasia tão inédita, onde há a inversão do costumeiro, personagens interativos e um antagonista que traz medo por ninguém saber como surgiu e como conseguiu todo seu poder e que ainda traz uma crítica às religiões.
Fiquei bem interessada em ler.
cheirinhos
Rudy

Maurilei Teodoro disse...

Meu livro preferido do gênero. A história e a escrita do autor são excelentes. As continuações mantém o alto nível, principalmente o último, que fecha muito bem a trilogia.

Rubro Rosa disse...

Eu amo o gênero!!!E fico muito feliz quando tenho oportunidade de conhecer algo que ainda não tinha visto ou lido!
Pelo que pude ler e ver acima, o autor conseguiu não somente construir todo um enredo fascinante e diferente,mas também apresentar ao leitor todos os personagens já bem aprofundados, prometendo assim, livros seguintes no mesmo ou até em mais ação e conteúdo!
E se deixou uma pontinha de quero mais, eu quero muito começar essa trilogia o quanto antes!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Alison Teixeira disse...

Olá Alê!
O primeiro volume de Mistborn foi uma das melhores leituras que fiz em 2019. Sanderson conquista pelo universo extremamente bem construído, sem contar que esse conceito de magia extraída através de minerais é bastante ousado e original.
Embora a obra seja lenta no começo, principalmente em relação ao desenvolvimento da Vin, o final é de deixar o leitor de queixo caído com a revelação bombástica, compensando toda a espera.
Confesso, contudo, que me decepcionei um pouco com a sequência, mas ainda estou empolgado para conferir o último volume.
Beijos.

Gabriela CZ disse...

Que bom que você me lembrou desse livro, Alê. Quando foi lançado me interessei pela premissa e o adicionei à minha lista, mas foi há tanto tempo que já não lembrava sobre o que se tratava. Agora seus comentários reacenderam a vontade de lê-lo. Ótima resenha.

Beijos!

Ludyanne Carvalho disse...

Uau, que resenha maravilhosa!
Estou gostando de ler fantasia, já vi esse livro por aí, mas não sabia que era tão bom.
Atraente por considerar o autor um dos melhores do gênero.
Fiquei curiosa para ver o desenvolvimento dessa inversão e o universo criado.

Beijos

Giovanna Talamini disse...

Finalmente uma história que não tem só finais felizes! Já me interessei!
Esses metais são tudo que eu precisava para sair da chata rotina kkk

Elizete Silva disse...

Olá! Parece ser um livro bem envolvente, embora não seja um livro que costuma entrar na minha lista de desejados, achei a maneira que o autor definiu a trama muito interessante, e o melhor é que os personagens são, também, muito bem desenvolvidos o que a torna a história do livro ainda melhor.

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Já ouvi falar muito bem da escrita do Brandon Sanderson, então tenho muita curiosidade em ler algo dele.
Achei tão original o autor fugir do clichê e mostrar as consequências de uma tentativa de derrotar o mal que deu errado. Achei original também esse mundo criado pelo autor, toda a magia que envolve a trama.
Bom saber que os personagens parecem bem construídos e que nos fazem nos apegar a eles com facilidade.
Estou curiosa sobre esse livro e quero muito fazer a sua leitura.
Beijos ❤

Fabiolla Devenz disse...

O livro parece ser bem interessante mas confesso que tenho um certo receio com livros do gênero. Já tentei ler livros de fantasia/aventura com mais de 600 páginas e a leitura simplesmente não flui, já tentei várias vezes e a leitura empaca na metade, mesmo o enredo sendo interessante.

Rayssa Bonai disse...

Olá! Eu Adoreiii a premissa desse livro, ainda não conhecia essa trilogia, mas estou animada para conhecer esse universo fantástico que o autor criou, que de fato é bem original.
Já estou muitoo curiosa para conhecer Kelsier e Vin, parecem personagens muito bem construídos e que é impossível não se apegar e torcer por eles.
Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

Carolina Santos disse...

Fico feliz em saber que você gostou desse livro mas no meu caso ele foi um pouco decepcionante. Acho que essa experiência se deu pela minha atual saturação com livros de fantasia escrito por homens que basicamente possuem a mesma fórmula estrutural

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Já ouvi falar do livro, mas sua resenha é a primeira que leio.
Sinto que preciso urgente conhecer esse universo, que massa o autor inverter e o bem perder para o mal.
Ultimamente estou lendo muita fantasia, obrigada pela indicação e claro vai para a lista de desejos.
Beijos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger