sábado, 31 de dezembro de 2011

Especial de Final de Ano - Parte 7 (final): Top 5 Livros Mais Desejados para 2012, Lista da Mari

Para um leitor voraz, não importa quantos livros estejam em estoque, guardados na prateleira a espera de serem lidos, sempre existem muitos outros em mente para serem adquiridos. Eis a lista de cinco livros que espero ter em minha coleção no próximo ano.

5 – O Inocente – Scott Turow

Recentemente tive uma experiência bastante satisfatória com o livro “Acima de Qualquer Suspeita” de Scott Turow (veja resenha AQUI) e quando a gente gosta de um livro, nada mais natural que querer que a experiência se prolongue, certo? Por isso agora estou curiosíssima para ler “O Inocente”, que relata os eventos na vida de Rusty Sabich vinte anos depois do primeiro livro.






4 – Livros de Georges Simenon (para citar alguns títulos: “A Velha Senhora”, “Maigret e o Matador”, “O Mistério das Jóias Roubadas” e “As Férias de Maigret”)

Quem gosta de literatura policial pelo menos já ouviu falar de Simenon. Esse ano li pela primeira vez um livro do autor “A noite da encruzilhada” (veja a resenha AQUI) e não me decepcionei. Pelo contrario. Em 2012 pretendo ler outros e conhecer mais do clássico personagem Maigret.
Alias, vou aproveitar a oportunidade para demonstrar a minha indignação como consumidora: recentemente estive tentando comprar mais um livro do autor, e digo tentando porque não obtive sucesso na empreitada. Explico: Fiz algumas comprinhas literárias no site Submarino e quando a encomenda chegou, surpresa! Cadê o meu Maigret? Esclarecimento do Submarino: o livro que eu comprei e que aparecia no site como disponível para realizar tal compra, não estava disponível no estoque. Indignante, concordam? Lógico que o meu dinheiro foi devolvido, mas ainda assim fica o sentimento de que sequestraram o meu Maigret. O resgate ficará para 2012.


3 - Cemitério de Praga – Umberto Eco

Uma trama com complôs e assassinatos normalmente me atrai (em livros, deixo bem claro), mas isso aliado a mistura de personagens reais com personagens fictícios em lugares misteriosos e umas lições de história me parece muito promissor.
Nunca li Umberto Eco então não sei o que esperar do autor, mas confesso que as expectativas são altas, tanto em termos de criação literária como em termos de linguagem e narrativa. Enquanto não compro, ou ganho, “Cemitério de Praga” outro livro do autor está a minha espera sob empréstimo da biblioteca “O Pêndulo de Foucault”. Mas essas são cenas dos próximos episódios...digo, comentários para outros posts.

2 – A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

Há tempos tenho vontade de ler esse livro e depois que li “Marina” (veja resenha AQUI) me apaixonei pela narrativa de Zafón não vejo a hora de me aventurar novamente pelo mundo criado pelo autor.









1 – A Casa Torta - Agatha Christie (entre muitos outros da Dama do Crime)

Dizem que pai e mãe nunca escolhem um filho como predileto entre os outros, mas os que tem irmãos muitas vezes dizem que isso não é bem verdade. No caso da Agatha Christie, aparentemente, não é mesmo. Esse ano descobri que a autora tinha predileção por dois de seus livros (que podem ser considerados um pouco como filhos também, porque não?). São eles “Punição para a Inocência”, que eu li há muitos anos e achei fantástico, diga-se de passagem, e “A Casa Torta”. Nem é preciso dizer desde o momento em que soube disso, o livro foi em disparada para o primeiro lugar da minha wishlist, né? Afinal, se ela diz que é um dos melhores que escreveu quem sou eu para duvidar, não é mesmo? E lógico, também não preciso dizer que pretendo comprar vários títulos da autora esse ano, não apenas aqueles que ainda são inéditos para mim, mas também aqueles que li e ainda não fazem parte da minha coleção. Eis aí uma boa meta literária para 2012: completar minha coleção Agatha Christie.

Menção honrosa para “O Caso dos Dez Negrinhos” de Agatha Christie (que eu vou ter que encontrar em um sebo, graças a abominável mudança do título para “E não sobrou nenhum”) e “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë que são meus livros preferidos, mas que ainda não fazem parte da minha coleção.

E chegamos ao fim do nosso Especial de Final de Ano. Esperamos que tenham gostado. Não deixem de comentar e nos contar quais foram os livros adorados e odiados por vocês em 2011 e quais os livros que estão ansiosos para ler em 2012. Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger