sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Especial de Final de Ano - Parte 6: Top 5 Livros Mais Desejados para 2012, Lista do Alê

Na reta final do nosso especial de final de ano, iremos indicar e comentar os livros que gostaríamos de ler neste ano que se inicia. Como você irá perceber, a minha wishlist guarda uma correlação direta com a minha lista de Top 5 Melhores de 2011.


Apesar de ter lido somente um livro de Isaac Asimov, Eu, Robô, percebi, através da leitura, que deveria investir meu tempo em mais livros de sua autoria. O autor tem uma mente criativa, que conseguiu mesclar inúmeros elementos, além da ficção científica em si, somados a um talento impar na narrativa da estória. Muito embora não saiba exatamente qual(is) título(s) quero ler (quem sabe a trilogia Fundação), Isaac Asimov leva o quinto lugar na lista dos mais desejados, e certamente constará na minha lista de livros lido de 2012.



Certo dia estava a rondar as prateleiras de um sebo e acabei encontrando alguns livros de Patricia Highsmith, tendo lido em 2011 três livros da série Ripley, faltando apenas o primeiro e o último volume. Muito embora tenha me decepcionado com o último livro que li, O garoto que seguiu Ripley, o qual, inclusive, está no meu Top 5 Piores de 2011, os livros anteriores a este revelaram um personagem muito interessante, Ripley, além de estórias inovadoras no gênero policial. Por isso, e levando o quarto lugar na wishlist 2012, gostaria de ler o primeiro livro da série, O Talentoso Ripley.



Somente neste ano que conheci Michael Connelly, através dos livros Echo Park, O Mirante e O Poeta (resenha em breve). Na minha lista Top 5 Melhores de 2011, concedi a Connelly o prêmio de melhor autor policial da atualidade. Explico o porquê. Livros deste gênero correm sempre um grande risco: se o autor não possui um certo conhecimento técnico sobre o que escreve, o livro impreterivelmente será forçado. Se o autor irá escrever sob uma força tarefa do FBI, ele tem que saber exatamente como uma força tarefa ira operar. Se irá escrever sob uma investigação policial, idem. Se é um thriller jurídico, deverá conhecer os procedimentos processuais do devido ramo do direito. Este foi um dos problemas de Christofer Reich, e uma das razões pela qual o inclui na lista dos piores do ano, ele tentou escrever sobre espionagem, mas não sabia para que lado ir. Nenhuma surpresa que o livro tenha ficado péssimo.
Neste aspecto, Connelly tira nota máxima: em cada livro ele demonstra o seu conhecimento, sem invenções mirabolantes, o que faz com que a estória seja muito crível. Assim, mesmo não tendo nenhum livro em mente (talvez O Poder e a Lei), desejo ler mais livros de Michael Connelly, o qual fica com o terceiro lugar.

Como referi na lista dos melhores do ano, sou fã confesso e incondicional de Jane Austen, mesmo sem ter lido a totalidade de sua obra. Como disse na coluna “Quem vem para o jantar? # 04” creio que Austen seja uma das poucas autoras que escreve livros verdadeiramente universais, encantando pessoas ao redor do mundo. E, sendo sincero, embora não seja um entusiasta dos livros de romance, devo acrescentar que ela me conquistou, seja por sua narrativa perfeita e inebriante, seja por seus personagens cativantes, seja por suas estórias verossímeis.
Deste modo, e ganhando o segundo lugar, desejo ler o restante da obra de Jane Austen, a citar, Razão e Sensibilidade, Emma e Mansfield Park.

Em sendo o melhor do livro do ano, em minha opinião, o livro Guerra dos Tronos, de George Martin, creio que não será surpresa nenhuma que o mais desejado para o ano que vem não é apenas um livro, mas todo o restante da saga As Crônicas de Gelo e Fogo.
Estou lendo, no momento, o segundo volume da série, A Fúria dos Reis, e a cada novo capítulo me surpreendo mais um pouco com o autor, que tem o dom de encantar o leitor cada vez mais com a estória dos Sete Reino. Além disso, mesmo tendo lido poucas páginas, a evolução de Martin como escritor é palpável. Ou seja, a qualidade do livro continua excelente, quiçá, melhor.
Assim, os mais desejados para 2012 são os livros: A Tormenta das Espadas (livro três), O Festim dos Corvos (livro quatro, fev/2012), A Dança com Dragões (livro cinco, jul/212).

Não perca amanhã a última parte deste especial de final de ano: Top 5 livros mais desejados para 2012, Lista da Mari.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger